Há quase uma década, as videochamadas chegaram ao WhatsApp. Parece que foi ontem, mas já se passaram dez anos desde que esta funcionalidade revolucionou a forma como nos comunicamos. E, tal como Goku, que se transformou em Super Saiyan pela primeira vez há 33 anos, as videochamadas do WhatsApp têm vindo a evoluir e a ganhar força com o tempo.
Uma das funcionalidades que foi adicionada às videochamadas do WhatsApp há algum tempo foi a partilha de ecrã. Esta opção, extremamente útil e já disponível em outros serviços de videochamadas, permitia, por exemplo, mostrar a uma pessoa como realizar um procedimento através do telemóvel. Agora, esta funcionalidade foi melhorada com a introdução do áudio partilhado. Assim, além de partilharmos o que vemos, também podemos partilhar o que está a ser reproduzido em termos de som.
Outra novidade é o aumento do número máximo de participantes numa videochamada, que passa a ser de 32 pessoas. Este limite será aplicado a todos os dispositivos. Para gerir o potencial caos de ter 32 pessoas numa videochamada, o WhatsApp também anunciou a funcionalidade de orador destacado, que irá destacar automaticamente a pessoa que está a falar, tal como já acontece em plataformas como o Zoom.
Por último, mas não menos importante, o WhatsApp adicionou o novo codec MLow. Basicamente, o áudio das nossas chamadas e videochamadas será comprimido de uma forma mais eficiente, melhorando a qualidade, mesmo em ambientes ruidosos, e reduzindo também o eco.
Estas melhorias deverão ser implementadas gradualmente em todos os dispositivos, pelo que será uma questão de tempo até que o WhatsApp seja atualizado.
A partilha de ecrã com áudio, o aumento do número máximo de participantes e a introdução do novo codec MLow são apenas algumas das novidades que prometem melhorar ainda mais a experiência dos utilizadores. Na minha opinião, estas melhorias são um passo importante para tornar as videochamadas do WhatsApp ainda mais eficientes e versáteis, permitindo uma comunicação mais clara e eficaz, seja em contextos pessoais ou profissionais.