O icónico Renault 5 está a celebrar os 50 anos desde o seu nascimento e, para assinalar a efeméride, a marca decidiu juntar-se ao designer francês Pierre Gonalons para reinventar o Renault 5 e o resultado final é um “show car” 100% elétrico.
A visão de Gonalons sobre o que é um carro do futuro ganhou forma e vida no Renault 5 Diamant – um elétrico inédito nascido da parceria entre o mundo do design de interiores e o setor automóvel, e que celebra o meio século do modelo que vendeu mais de 5 milhões de unidades entre 1972 e 1984.
A inspiração na decoração de interiores misturou-se com a alta joalheria, que está presente no carro em pormenores preciosos e inovadores. Os faróis surgem laminados como pedras preciosas e as jantes têm ao centro um desenho do sol.
O Renault 5 Diamant mantém as linhas características e a forma icónica do modelo original que saiu da linha de produção da Renault em 1972, mas sob a silhueta familiar foi realizada uma profunda transformação. Desta forma, sob o capot, o Renault 5 Diamant está equipado com um motor 100% elétrico, o primeiro elemento que sinaliza a sua modernidade. Inclui ainda um leitor de impressão digital para destrancar as portas.
O volante surge com um formato inusitado, que nos leva a pensar como diacho é que o vamos conduzir, mas a marca garante que é muito funcional. É produzido com mármore sobre carbono, e até a chave do veículo foi um alvo de um tratamento específico. Os sistemas de navegação virão de um qualquer telemóvel, que pode ser encaixado num suporte a meio do tabliê.
A Renault e Pierre Gonalons também vão desenvolver também uma coleção de inúmeros NFTs inspirados no Renault 5 Diamant, que será revelada em setembro.
O Renault 5 Diamant também será leiloado algumas semanas depois com seu “gémeo digital” NFT. O valor apurado no leilão deste modelo único será doado ao projeto de responsabilidade social da marca francesa, Give Me 5, dedicado às gerações mais jovens através do desporto e da música.