Realizado por Ruben Fleischer, Uncharted é o mais recente filme da Columbia Pictures. É baseado na popular série de jogos de vídeo de 2007 com o mesmo nome. O filme tem como elenco Tom Holland, Mark Wahlberg, Sophia Ali, Tati Gabrielle, e Antonio Banderas.
A premissa do filme vai muito ao encontro do que vemos nos conhecidos jogos: O esperto Nathan Drake (Tom Holland) é recrutado pelo experiente caçador de tesouros Victor “Sully” Sullivan (Mark Wahlberg) para recuperar uma fortuna acumulada por Fernão de Magalhães e perdida há 500 anos pela Casa de Moncada. O que começa como um trabalho de assalto torna-se uma corrida para alcançar o prémio perante o implacável Santiago Moncada (Antonio Banderas), que acredita que ele e a sua família são os herdeiros legítimos.
Uncharted apresenta-nos uma das pistas mais populares e carismáticas de videojogos dos últimos 15 anos, numa caça ao tesouro globetrotting que pisa muito terreno familiar. Se já jogaste algum dos jogos, vais sentir como se tivesses participado neste filme. Utiliza muitas cenas tiradas diretamente dos jogos e a cinematografia reflete frequentemente movimentos familiares da câmara dentro do jogo. Tom Holland é um grande Nathan Drake e espero que o vejamos em mais alguns filmes não cartografados.
O elenco em geral é adequado, excelente mesmo no caso da Chloe e da Braddock, contudo, na minha opinião, o Sully é o elemento de carácter mais fraco. A relação de Drake e Sully é fundamental para a história de Drake, mas o carisma do Holland não consegue compensar bem a falta de química entre ele e a sua co-estrela. Um Sully mais forte teria dado a este jogo de ação e aventura um pouco mais genérico, uma adaptação muito mais corajosa.
As cenas de ação e os efeitos em Uncharted são realmente fortes e agradáveis. Este não é um filme complicado ou de arrepiar, mas é muito divertido. Se gostaste de jogar os jogos, provavelmente ficarás feliz por ver o Drake do Holland no grande ecrã, e penso que os muitos jogadores vão ficar igualmente satisfeitos.
Desde a cena de abertura, vi-me frequentemente a ter flashbacks para as sequências de jogo que as referências do filme e o trabalho da câmara reflectem definitivamente a experiência de jogo. É um filme de videojogo sólido, muito divertido, e prepara-nos para uma série — só espero que os filmes subsequentes sejam um pouco mais inventivos. Os jogos deram-nos um arco completo para Nathan Drake, e eu ficaria entusiasmado em ver como isso será traduzido para o grande ecrã.
Achei que o filme é muito bom para passar uma tarde com amigos ou família. No entanto, deixa a desejar um pouco na sua vertente narrativa e fica muito longe daquilo que nós, fãs devotos, esperamos na sua íntegra.