Recorda o teu ano musical com o Spotify Wrapped

Dezembro é sinónimo de fim de ano e 2021 está mesmo a dar as últimas. Este foi mais um ano muito positivo para os fãs de tecnologia, mas também para os fãs de música. E se queres recordar quais as tuas tendências musicais desde o passado mês de janeiro, nada melhor do que recorrer ao Spotify Wrapped para colocar o ano em retrospetiva.

Desde 2016 que o Spotify nos habituou a esta coletânea de memórias anuais onde nos lista os temas, artistas e podcasts mais ouvidos, criando uma playlist personalizada com o nosso top 100 músicas mais ouvidas, bem como fornecendo todos os stats do ano e grafismos coloridos para partilhar com os amigos. Assim, passamos a explicar como aceder e usufruir do Spotify Wrapped.

Aceder ao Spotify Wrapped

Chegar ao Spotify Wrapped é muito simples. Ao abrir a aplicação do Spotify, o utilizador vai automaticamente ser remetido para o menu inicial da aplicação. Nesse mesmo menu, é possível encontrar um cartão que nos dá acesso ao Spotify Wrapped bem visível no meio do ecrã.

Se este cartão não aparecer, é sinal de que a aplicação poderá ter de ser atualizada através da App Store ou da Play Store.

As novidades da edição de 2021

Mais uma vez, o Spotify Wrapped assume uma forma muito semelhante às Instagram Stories, facilitando a sua utilização. Para além de alguns dados já acima referidos, há algumas surpresas para este ano que tornam a experiência refrescante.

Alguns dos destaques do Spotify Wrapped 2021 vão para a aura musical que, conforme o nome indica, define a aura do ouvinte de acordo com os temas mais ouvidos ao longo do ano. Por outro lado, e logo a abrir o Wrapped, somos confrontados com três dos nossos temas mais ouvidos e que se enquadrariam num filme em que nós seriamos, segundo o Spotify, a personagem principal.

Assim, ao abrir o Spotify Wrapped 2021, o utilizador vai encontrar, por esta ordem:

A banda do sonora de 2021 em filme: três dos temas mais ouvidos pelo utilizador;

Tempo de reprodução: número de minutos a ouvir música através do Spotify em 2021;

Top 5 músicas mais ouvidas em 2021;

Top 100 músicas mais ouvidas em 2021: Playlist gerada automaticamente pela aplicação;

Aura musical;

Top 5 géneros musicais mais ouvidos em 2021;

Mini-jogo ” duas verdades e uma mentira”: o utilizador é desafiado a escolher, entre três afirmações aquela que é mentira sobre a música que ouviu em 2021;

Total de artistas ouvidos;

Artista mais ouvido em 2021;

Top 5 artistas mais ouvidos em 2021;

Partilhar com os amigos faz parte do Wrapped 2021

Apesar de esta ser uma compilação feita para cada utilizador, um dos pontos mais apelativos é comparar com os amigos as respetivas listas. Nesta comparação, não há vencedores, apenas a partilha de experiências, pelo que o Spotify facilita a partilha dos vários cartões através das redes sociais, com especial foco no Instagram.

Ainda sem sair da aplicação, o Spotify permite também criar uma playlist “Fusão” com um amigo, onde é gerada automaticamente uma playlist com o flashback de 2021 das músicas mais ouvidas por ambos.

Exit mobile version