A Realme tomou de rajada o Mobile World Congress 2022 e revelou uma panóplia de novidades que promete fazer as delicias do mercado tecnológico e dos entusiastas. Com as grandes marcas numa posição mais discreta no evento, a empresa do grupo BBK Electronics não hesitou em assumir a importância do Mobile World Congress e quis trazer produtos que vão definir a posição da marca no mercado em 2022.
O destaque óbvio vai para o novo par de smartphones topo de gama da marca. Realme GT2 e GT2 Pro serão o porta-estandarte da Realme na Europa e nos mercados ocidentais em 2022 e com a apresentação em Barcelona, chegarão muito em breve às mãos dos entusiastas.
Mas não só de smartphones se fez a apresentação da Realme, já que um novo portátil, novos auriculares sem fios e um sistema de carregamento potente foram revelados no MWC 2022. Assim, vamos descobrir o que há para saber sobre estes novos produtos.
Realme GT2 e GT2 Pro
Após o sucesso da série GT em 2021, a Realme chega a 2022 com a segunda geração pronta para atacar o mercado. Os novos Realme GT2 e GT2 Pro entram de maneira estrondosa no mercado, revelando-se o primeiro como um verdadeiro flagship killer, enquanto o segundo aponta a outros voos com um preço muito competitivo.
Com o foco na preservação ambiental, a Realme aproveitou a sua nova dupla para implementar um material de base biológica para toda a traseira, com um acabamento e textura únicos no mercado, tendo a vantagem de reduzir a produção de dióxido de carbono durante o fabrico. Esta traseira está disponível em todas as configurações de cor, sendo elas Paper White, Paper Green, Steel Black e Titanium Blue.
E não só a traseira é composta por materiais inovadores e de qualidade, como na frente destes terminais podemos encontrar vidro resistente a riscos, sendo que o Realme GT2 Pro é o claro destaque, possuindo um ecrã em Gorilla Glass Victus.
No que toca ao design, há também diferenças, ainda que ligeiras. A versão Pro é ligeiramente mais alta e mais fina, apesar de ambos possuírem um peso idêntico (199 gramas). O ecrã da versão Pro explora melhor as extremidades do painel frontal, elevando-se às 6.7 polegadas, enquanto o Realme GT2 se fica pelas 6.62 polegadas. Outra diferença está no módulo de câmaras traseiro, onde podemos ver um novo design para o Realme GT2 Pro, sendo que o GT2 reutiliza o design do módulo de câmaras do Realme GT Neo2.
As diferenças entre os terminais ficam mais e mais acentuadas conforme a lista de especificações vai avançando. Nesse sentido, e começando pelo destaque do par, o Realme GT2 Pro tem potencial para ser um dos mais interessantes smartphones do mercado pelo seu preço, muito graças a um hardware que tem tudo o que se pode pedir de um smartphone em 2022.
A tela de 6.7 polegadas que já acima mencionamos utiliza a tecnologia LTPO2, sendo um ecrã AMOLED com taxa de atualização de 120Hz e resolução Quad HD+. Sendo um dos pontos de destaque do smartphone, será certamente fácil explorar toda a sua qualidade através do poder do processador Snapdragon 8 Gen 1, o mais potente modelo da Qualcomm atualmente no mercado, que tem aqui a missão de correr a Realme UI 3.0 (baseada no Android 12) de forma fluída.
As configurações de 8 ou 12GB de RAM e 128, 256 ou 512GB de armazenamento darão várias opções aos potenciais compradores e a promessa é de que a autonomia não irá também desiludir. Afinal, o Realme GT2 Pro chega com uma bateria de 5,000 mAh e pode ser carregado por cabo a uma potencia de 65W. Como é habitual em 2022, o leitor de impressões digitais está embutido no ecrã e a conectividade 5G, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2 não foi esquecida.
O departamento fotográfico mereceu também uma grande atenção da Realme, que implementou na traseira do GT2 Pro dois sensores fotográficos de 50MP Sony IMX766, sendo que a principal beneficia de estabilização ótica de imagem, atuando como câmara principal, enquanto a segunda é uma grande-angular com uma amplitude máxima de 150º. Por fim há espaço ainda para uma câmara de 3MP microscópio, capaz de uma ampliação 40x.
Após esta impressionante lista de especificações, poderá parecer que o Realme GT2 não estará à altura da versão Pro. No entanto, este modelo tem também argumentos interessantes. Para começar, a mencionada tela de 6.62 polegadas utiliza a tecnologia AMOLED e possui também ela taxa de atualização de 120Hz, com resolução Full HD+, sendo ótima para consumo multimédia. A performance não será um problema, já que o Realme GT2 vem equipado com o processador Qualcomm topo de gama de 2021, o Snapdragon 888, acompanhado por 8 ou 12 GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento.
Algumas das características da versão Pro são aproveitadas para esta versão, com o a grande bateria de 5,000 mAh, o carregamento rápido de 65W, o leitor de impressões digitais no ecrã e toda a conectividade. Já as câmaras retém o sensor principal Sony IMX766 de 50MP, mas que aqui é acompanhado por uma grande angular de 8MP e por uma câmara macro de 2MP.
Por fim, o fantástico preço destes terminais. Com uma promoção early bird, o Realme GT2 Pro chegará ao mercado, na sua versão base 8GB+128GB por 749 euros. Já o Realme GT2 estará disponível com uma promoção semelhante, onde a versão base a custar 449 euros. Ambos estarão disponíveis na Europa a partir de 15 de março.
Realme Book Prime
O Realme Book Prime foi o portátil apresentado no Mobile World Congress pela Realme e revela-se uma muito ligeira melhoria face ao Realme Book. A diferença é, aliás, tão ligeira que as únicas diferenças estão na nova cor Real Green (verde) e no novo sistema de arrefecimento com dupla ventoinha, que deverá permitir ao computador explorar melhor as capacidades das suas componentes.
O design e construção em alumínio mantém-se intocados e bem como a lista de especificações, já que os interessados continuam a ter à disposição o processador Intel de 11ª geração Core i5-11320H, um ecrã de 14 polegadas com resolução 2K (2160 × 1440), autonomia para 12 horas e carregamento rápido a a 65W.
A versão base com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento pode ser adquirida na Europa por 999 euros, enquanto a versão 16GB+512GB se eleva aos 1.099 euros.
Realme Buds Air 3
Os Realme Buds Air 3 são os novos auriculares sem fios da marca a chegar ao mercado europeu e prometem concorrer com a Xiaomi neste setor. Através das suas drivers de 10nm e do seu sistema de cancelamento de ruído híbrido, capaz de neutralizar som ambiente até 42dB, os Realme Buds Air 3 prometem ser caso sério no mercado.
Os auriculares possuem certificação IPX5 com resistência a salpicos de água e garantem uma autonomia total de 30 horas com a ajuda da sua pequena case. A Realme promove a baixa latência na conexão de apenas 88ms e ainda a conectividade Bluetooth 5.2. De referir que estes auriculares têm suporte para Dolby Audio.
A parte mais interessante será o preço, já que os Realme Air Buds 3 chegarão à Europa por apenas 59,99 euros, podendo ser configurados nas cores Galaxy White e Starry Blue.
Realme UltraDart 100-200W
Apesar de ter apresentado dois novos smartphones com carregamento rápido de 65W, a Realme está já a pensar no próximo passo no que respeita a esta característica. Chama-se UltraDart Charging 100-200W e será a nova tecnologia a ser aplicada e a suceder ao Dart Charging.
Enquanto o sistema Dart Charging foi utilizado em smartphones com carregamentos entre os 18W e os 65W, que conseguiam, na melhor das hipóteses, carregar uma bateria em 35 minutos, o novo sistema UltraDart Charging promete elevar a fasquia, com frequências entre os 100W e os 200W, tal como o próprio nome indica. O objetivo da Realme será atingir os 50% de bateria em apenas 5 minutos e, para tal, vai recorrer a novos sistemas de gestão de temperatura e proteção da bateria.
Apesar da exigência técnica, a Realme garante que a tecnologia utilizada permitirá aos smartphones reterem 80% da capacidade da bateria mesmo ao fim de 1.000 ciclos de carregamento. O primeiro modelo a chegar com esta tecnologia será o Realme GT Neo3, que terá uma potencia de carregamento de 150W.
Este anúncio vem coincidir também com o anúncio por parte da OPPO do seu novo sistema de carregamento rápido SuperVOOC 150W. Ambas as empresas pertencem ao grupo BBK Electronics, sendo que as tecnologias SuperVOOC e UltraDart acabam por ser praticamente idênticas.