Utilizadores chineses de vários modelos antigos Apple iPhone estão a reportar um aumento no desempenho dos seus smartphones após uma simples mudança de região.
A notícia foi partilhada pelo website chinês MyDrivers, que avança que vários utilizadores chineses têm reportado haver uma melhoria no desempenho dos seus dispositivos iPhone mais antigos ao mudar a localização geográfica para França.
A razão para esta diferença no desempenho entre diferentes regiões geográficas (ainda que não haja forma de o confirmar de forma oficial), pode estar relacionada com o escândalo que se gerou em torno da Apple após a empresa de Cupertino admitir desacelerar os seus modelos mais antigos como forma a preservar a bateria.
A fonte veio comprovar a diferença no desempenho através de um iPhone 7 e através da plataforma de testes AnTuTu, sendo que, após a mudança de região, o smartphone registou um resultado superior em 11,689 pontos. Denota-se também que esta diferença no desempenho é também detetável em modelos de iPhone mais novos e em modelos de iPad.
O Updated levou o teste avante e, para nossa surpresa, correndo o teste do AnTuTu num iPhone XS, a diferença, ainda que mínima, está lá:

Em alguns países, como é o caso de França, houve uma reação muito mais dura relativamente à Apple do que na China relativamente à questão da desaceleração dos smartphones, sendo aplicadas multas avultadas à empresa da maçã. Com estas penalizações à Apple, a fabricante ficou também impedida de alterar os níveis de desempenho do processador dos smartphones mais antigos, sendo essa a razão para que estes se mantenham mais rápidos do que noutras regiões como a China.
A controvérsia em torno da decisão da Apple em desacelerar os processadores dos seus modelos mais antigos despertou vários tipos de reações em diferentes regiões. A empresa justificou a decisão como uma forma de manter a saúde da bateria conforme a sua utilização e desgaste, limitando o desempenho do dispositivo. Em países como a China, por exemplo, houve uma reação bem mais leve ao incidente, não sendo aplicada qualquer multa, desde que a Apple introduzisse uma política para a substituição das baterias com um preço mais acessível.
Com a descoberta desta diferença no desempenho entre as regiões, será interessante acompanhar a resposta da Apple, já que mais controvérsia se poderá gerar em torno de um assunto que a empresa liderada por Tim Cook pretende ver enterrado.