Desde que se deu a invasão militar russa à Ucrânia, há mais de uma semana, multiplicaram-se os movimentos de apoio para ajudar quem está na Ucrânia e tenta fugir da zona de conflito. Cada um de nós pode fazê-lo como quiser, seja através da participação em eventos solidários ou em angariação de bens e donativos para apoiar os refugiados ucranianos.
Dito isto, o Updated decidiu contactar a MacPaw, uma empresa ucraniana com sede em Kyiv (Kiev) – responsável pelo programa CleanMyMac X e a loja de aplicações Setapp –, para saber de que forma poderíamos contribuir neste momento tão complicado. Pediram-nos que partilhássemos convosco alguns links úteis que podem visitar para ajudar o país.
Deixamos claro que as doações efetuadas nos websites mencionados, seguem diretamente para ajuda humanitária e que o Updated ou a MacPaw não geram, de alguma forma, receita.
Savelife, se queres ajudar as forças militares ucranianas
Este site permite-te doar um valor diretamente às forças militares ucranianas, através de transferência bancária ou em criptomoedas.
Novaukraine, para doações gerais
Todas as doações realizadas neste website revertem para a aquisição de bens que irão servir os cidadãos ucranianos a sofrer diariamente com este conflito.
Ukrainenow, se queres a ajudar os refugiados
Caso tenhas possibilidade de recolher ou abrigar refugiados, podes inscrever-te neste site. Existe inclusive suporte para proprietários de Airbnb.
Petição para criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia
As Nações Unidas negaram a criação de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. Se consideras premente a implementação desta medida, podes assinar a petição que está a circular neste momento na Internet.
Os colaboradores do Updated condenam as ações da Federação Russa e a invasão da Ucrânia. Queremos resolver a crise humanitária o mais rápido possível e manifestamo-nos contra a morte de civis inocentes, incluindo mulheres, crianças e idosos, e a destruição de edifícios públicos e lares. Estamos ao lado do povo ucraniano.