A Apple anunciou o seu plano de trazer a encriptação de ponta a ponta ao iCloud com uma nova funcionalidade chamada Proteção Avançada de Dados. No próprio site da Apple lê-se que esta camada de segurança opcional traz proteção aos dados sensíveis armazenados na nuvem, permitindo que os proprietários de iPhone, iPad e Mac tenham os seus dados ainda mais protegidos.
Com esta funcionalidade são encriptados dados de armazenamento de ponta a ponta em vez de apenas entre dispositivos e servidores, proporcionando uma camada extra de segurança e privacidade para os dados dos utilizadores.
Para tirar partido desta segurança extra, os utilizadores podem optar pela Proteção Avançada de Dados através do menu de definições iCloud do seu dispositivo. Depois de ativado, o iCloud encriptará automaticamente todos os ficheiros dos utilizadores com uma chave única a cada início de sessão. Estas passwords são armazenadas no dispositivo de cada utilizador para que não esteja ao acesso de ninguém.
Com a Verificação de Chave de Contacto opcional do iMessage, os utilizadores que a ativarem serão alertados, segundo a Apple, “se um agente invasor tiver sucesso em violar servidores na nuvem e inserir o seu próprio dispositivo para ouvir essas comunicações criptografadas”.
Os beta testers já podem experimentar esta nova funcionalidade antes do seu lançamento global que, no entanto, deverá acontecer nos últimos dias deste ano.
A iCloud já protege 14 categorias de dados sensíveis, incluindo palavras-passe e dados de Saúde, utilizando criptografia de ponta a ponta por origem. Uma vez ativada a Proteção Avançada de Dados, o número de categorias protegidas aumentará para 23 e incluirá o iCloud Backup, Notas e Fotos.
De recordar que, no ano passado, 1,1 mil milhões de registos pessoais foram expostos em todo o mundo.
As agências nos Estados Unidos e em todo o mundo estão a discordar da Proteção de Dados Avançada, mas a forma como esta característica irá afetar investigações futuras ainda será alvo de análise mais atenta. Para já o FBI acredita que esta camada extra de proteção lhes vai dificultar as investigações. Globalmente, há cada vez mais empresas a apostarem num reforço da segurança dos dados dos seus clientes.