A edição de 2022 do Mobile World Congress chegou ao fim, com esta edição a realizar-se em pleno, mesmo apesar dos tempos conturbados que vivemos. Apesar de esta ter sido uma edição relativamente mais discreta, as grandes marcas continuaram a dizer “presente” no congresso internacional com uma panóplia de lançamentos que, curiosamente, se focou menos nos smartphones convencionais e mais em revelar conceitos de novos dobráveis, tablets e computadores portáteis.
Nesse sentido, há uma variedade de produtos apresentados e/ou demonstrados no MWC 2022 que não devem ficar esquecidos, já que marcam a atualidade do mercado tecnológico. Um deles é, precisamente, o OPPO Find X5 Pro, que apenas alguns dias após ter sido apresentado oficialmente, marcou presença em forma física pela primeira vez no Mobile World Congress 2022.
O novo topo de gama da OPPO mantém um design muito semelhante ao seu antecessor, com uma ilha de câmaras em relevo única no mercado e preenchida com sensores de qualidade: dois sensores de 50MP (câmara principal e grande-angular) e uma câmara telefoto de 13MP, ajustadas e trabalhadas com software da Hasselblad que prometem dar luta aos melhores sistemas fotográficos do mercado mobile em 2022. E dentro deste OPPO está também o Snapdragon 8 Gen 1, o mais poderoso processador da Qualcomm atualmente no mercado.
Passando, no entanto, para modelos que efetivamente foram revelados pela primeira vez neste evento, temos uma apresentação surpreendente da Huawei. A empresa chegou ao MWC 2022 com uma panóplia de terminais, como um novo portátil MateBook ou um computador all-in-one MateStation, entre outros, mas foi o Huawei MatePad Paper 10.3 que maior curiosidade despertou.
Este e-ink tablet é pensado para aqueles que utilizam o seu tablet como bloco de notas, já que possui um ecrã com textura muito semelhante ao papel. Ainda assim, é capaz de reproduzir texto, imagens e até vídeos. Como é óbvio pela descrição do produto, este tablet tem suporte para stylus, nomeadamente para a Huawei M-Pencil, que utiliza o software dedicado da Huawei para as suas funções. É ainda possível tirar notas enquanto lemos outros textos, bem como gravar áudios através do microfone incorporado. Com uma M-Pencil incluída, o Huawei MatePad Paper chegará à Europa com um preço marcado nos 499 euros.
Aproveitando o tema da Huawei e passando para a sua ex-subsidiária, a Honor marcou presença no MWC 2022 com grande destaque, já que revelou ao mundo a nova linha Honor Magic4. Composta por dois modelos equipados com o novo Snapdragon 8 Gen 1, estes smartphones prometem competir com os novos Galaxy S22 da Samsung, trazendo ecrãs LTPO OLED de 120Hz e câmaras de 50 MP (sensor principal e grande angular), sendo que a versão Pro se destaca por oferecer melhores argumentos ao nível da sua câmara periscópio de 64MP e através do seu reconhecimento facial com um sensor ToF 3D a acompanhar a câmara de selfies.
Para terminar, não podemos deixar de falar da TCL e do seu concept Ultra Flex. Este dispositivo, que não passa ainda de um protótipo, é um smartphone com um ecrã capaz de se dobrar para dentro e para fora, com um design nunca antes visto e exigindo da estrutura e dobradiças uma resistência que coloca algumas questões sobre a durabilidade do produto. Ainda assim, é um dos conceitos mais intrigantes do evento, apesar de as demonstrações pela TCL terem sido, no mínimo, limitadas.
Se quiseres conhecer as novidades que divulgámos da Samsung, Realme, Poco ou até da Lenovo no MWC 22, podem consultar os nossos artigos clicando por cima do nome de cada marca.