Segundo reportado pelo Centro Chinês de Centro de Doenças (CCDC), no início de julho, um veterinário de Beijing morreu ao contactar com o vírus Monkey B.
O que vírus é este?
O Monkey B, ou vírus B, é um tipo de herpes que é transmitido de forma horizontal, isto é: transmitido por contacto direto através de fluidos corporais. Este risco de transmissão, contudo, é deveras baixo e só um caso é conhecido e que remonta aos anos 90.
Este vírus, que afeta especificamente macacos, torna-se mais propenso à transmissão àqueles que trabalham no ramo da pesquisa ou cuidado animal. Porém, a sua letalidade após contraída situa-se entre os 70 a 80%, o que representa um elevado risco.
Nos macacos, este vírus pode estar presente no cérebro, nas fezes, urina, saliva e espinal medula. Já os sintomas em humanos podem demonstrar-se no prazo de um dia a três semanas
Como aconteceu a transmissão?
No caso desta vítima de 53 anos, este dissecava dois animais mortos para pesquisa, em março, tendo posteriormente revelado sintomas como náuseas e vómitos nos meses seguintes. Sintomas neurológicos foram também sentidos e, apesar do internamento médico, veio a falecer em maio.
Do que se sabe do vírus e da sua transmissão, é que também pode sobreviver por horas em superfícies.
O que foi posteriormente feito e apurado?
Após o conhecimento do caso, diversos testes foram realizados por forma a conseguir determinar as causas da transmissão e de que forma pode ter afetado pessoas próximas que contactava. Após os diversos testes, descobriu-se que se estava perante uma infeção por um vírus alfa (alphavirus infection).
Uma alphavirus infection caracteriza-se por ser “uma infeção de risco económico e de saúde elevado pela ausência de terapia antiviral ou vacina”.
Por meio destes resultados, o CCDC identificou este vírus como uma potencial ameaça para os trabalhadores do setor, tendo sugerido uma maior vigilância em laboratório do vírus. Na verdade, este contágio tornou-se no primeiro caso documentado na China. Apesar do caso parecer isolado, foi reportado no ano passado que, nos EUA, nomeadamente na Florida, mais de 500 macacos estão infetados com o vírus BV.