Um executivo sénior da NASA diz que a organização espacial pretende, até ao final de 2030, colocar humanos a viver na Lua.
A missão Artemis vai preparar o espaço lunar para que seja possível os humanos ocuparem o nosso satélite natural. Howard Hu, chefe do programa de espaçonaves lunares Orion da NASA, afirma que voltar à Lua é o primeiro passo de uma exploração espacial profunda, para todo o planeta. “Certamente, já nesta década, teremos pessoas a viver na Lua durante umas temporadas, dependendo de quanto tempo estaremos na superfície. Terão habitats e rovers no solo”, afirmou.
A missão, que tem como objetivo final chegar a Marte, faz parte de um conjunto de missões do programa Artemis. Filha de Zeus e irmã gémea de Apollo, Artémis é a deusa grega da caça, das florestas, da Lua e dos animais. Apollo foi, precisamente, o nome do programa da NASA que possibilitou a chegada do Homem à Lua, em 1969.
Já há dois anos, como o comprova o vídeo abaixo, a agência espacial norte-americana, na apresentação da missão Artemis, antecipava que esta missão ia abrir portas para a Humanidade trabalhar e viver de forma sustentável fora do planeta Terra. A agência acrescenta que os astronautas usarão a superfície do nosso satélite natural como campo de testes para que posteriormente ainda seja possível viver em Marte.
O programa Artémis é composto por três elementos: o foguete SLS (Space Launch System), a cápsula Orion e a estação espacial Gateway. Orion, que tem capacidade para quatro pessoas, será levado da Terra até ao espaço pelo foguete SLS,+. Depois de se soltar, a cápsula continuará o seu caminho rumo à órbita lunar, onde a estação espacial Gateway, instalada previamente, será anexada a esta cápsula. Espera-se que a estação seja colocada em órbita ainda este ano.
Fonte: Forbes