Bruxelas aprovou a candidatura portuguesa para a implementação do primeiro segmento de rede de comunicação quântica. O projeto é liderado por um consórcio de 14 entidades que integra organizações nacionais tecnológicas e de segurança do Estado, Academia e Indústria.
Com o nome PTQCI, a candidatura nacional foi submetida em março e agora o projeto vai decorrer até 2026 (a fase final de implementação da infraestrutura), sendo que um ano antes devem começar os testes funcionais e de segurança.
O segmento de rede de comunicação quântica tem por objetivo implementar, sob coordenação do Gabinete Nacional de Segurança, em parceria com a empresa Deimos Engenharia ME, a primeira infraestrutura de comunicação quântica ultra segura, através de ligações terrestres.
O projeto é a contribuição nacional para a Infraestrutura Europeia de Comunicação Quântica, a futura infraestrutura de comunicação quântica comum em toda a Europa. De futuro, estará criada a infraestrutura que vai permitir preparar a ligação espacial nacional, utilizando tecnologias de encriptação quânticas como Quantum Key Distribution (QKD).
A PTQCI tem por base o Discretion, um projeto iniciado em dezembro de 2021 que visa o desenvolvimento de comunicações quânticas para a área da Defesa. O Discretion está já a implementar uma rede resiliente sobre infraestruturas de fibra ótica existentes em Portugal, ligando diferentes organismos públicos na área metropolitana de Lisboa, e, também, uma rede de bancos de ensaio envolvendo intervenientes académicos e privados.
As 14 entidades que lideram o projeto são: a Altice Labs, Gabinete Nacional Segurança, Deimos Engenharia, IP Telecom, instituto de Telecomunicações, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID), Adyta, Instituto Superior Técnico, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Warpcom, Omnidea, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Português da Qualidade e Portuguese Quantum Institute.
De recordar que, há poucos dias, a Amazon criou o AWS Center for Quantum Networking, um centro de pesquisas voltado para a ciência e engenharia de redes de computadores quânticos, visando criar conhecimento que permita construir redes de computadores e de comunicação quântica mais eficientes e seguras.