Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
No Result
View All Result
tecnologiafacil.com
No Result
View All Result

Porque é que o “Right to Repair” é uma necessidade?

Pedro Rodrigues by Pedro Rodrigues
2021/05/31

A quantidade de resíduos eletrónicos continua a aumentar na Europa e no mundo. Neste sentido, uma medida proposta no Parlamento Europeu exigia que algo fosse feito de forma a resolver este problema.

Enquanto vários países decidiram implementar medidas que favorecem o direito à reparação, como a França e a Austria, muitos sentem que poderá não ser suficiente e pedem-se medidas mais “a sério” para efetivamente mitigar esta adversidade.

O que é?

No sentido de dar mais liberdade aos consumidores, o Right to Repair pretende obrigar os fabricantes a facilitar a reparação dos dispositivos eletrónicos.

Atualmente, os grandes fabricantes têm implementado arquiteturas de construção que dificultam cada vez mais o trabalho de quem pretende reparar os dispositivos eletrónicos, limitando o acesso a peças de substituição e ainda a manuais de reparação. Isto aliado ao bloqueio de peças de reposição não originais, torna praticamente impossível ao consumidor reparar os seus próprios dispositivos.

“Comprarias um carro que não te deixasse trocar os pneus?”

Esta situação passa-se bastante nos grandes eletrodomésticos como frigoríficos e televisões, mas também em impressoras, computadores portáteis e até em telemóveis e automóveis.

Photo by Enis Yavuz / Unsplash

Ainda assim, algumas destas medidas podem defender a segurança do utilizador, uma vez que por exemplo no caso do botão Home dos iPhones, a utilização da impressão digital fica bloqueada quando o botão é alterado, impedindo assim a autenticação em telemóveis roubados. Caso contrário bastaria alterar o botão para um com outra impressão digital para aceder ao dispositivo.

No entanto, a Apple é atualmente um dos maiores opositores a estes movimentos pelo direito à reparação, sendo alguns exemplos o aparecimento de constantes avisos quando a bateria é substituída por alguma não oficial, a desativação do true tone após a substuição do ecrã, as falhas associadas a motores de vibração de substituição, e também devido a terem parado a distribuição de partes de reposição a lojas independentes, para além da criação de um parafuso específico para iPhones de forma a obrigar a que os reparadores tivessem a ferramenta necessária.

O movimento

Com o crescimento destas medidas de “bloqueio” de reparações independentes, os movimentos de apoio ao direito à reparação têm vindo a acrescer por todo o mundo, extendendo-se para além da eletrónica, como por exemplo o movimento de luta pelo direito à reparação automóvel.

Estes movimentos pretendem lutar pelo aumento da vida destes dispositivos, numa altura em que as atualizações são cada vez mais escassas para sistemas antigos, tendo em conta que algumas tornam os dispositivos propositadamente mais lentos para que sejam mais rapidamente substituídos pelos consumidores.

Defesa do ambiente e das lojas de reparação independentes

Estes movimentos e medidas impostas pela União Europeia visam reduzir o desperdício eletrónico, contribuindo assim para uma ecónomia circular através da reutilização dos dispositivos, e também para um prolongamento da vida útil dos mesmos, uma vez que atualmente é até mais simples trocar os dispositivos avariados por novos dada a dificuldade de reparação.

Phone repair
Photo by Kilian Seiler / Unsplash

Também as lojas de reparação independentes têm vindo a ser prejudicadas, pois não têm capacidade de resolver os problemas apresentados pelos seus clientes devido aos bloqueios impostos pelas marcas.

Neste sentido, o braço de ferro entre fabricantes e consumidores continuará, com o objetivo de permitir que cada pessoa possa fazer o que pretender com o seu próprio dispositivo.

Tags: Opinião
Pedro Rodrigues

Pedro Rodrigues

Next Post

Harmony OS: O sistema operativo da Huawei

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Saildrones vão estudar fenómeno dos furacões americanos

2022/08/13

Enganou-se? Precipitou-se? WhatsApp dá agora dois dias para apagar mensagens

2022/08/11

Portugal vai desenvolver-se na área da comunicação quântica

2022/08/11

Parabéns ao One Drive da Microsoft! E vamos às novidades…

2022/08/11

Vem aí o Android 13. E já há quem o esteja a testar

2022/08/10

Jogos na nuvem? Uma possibilidade ainda para este ano

2022/08/10

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Melhores portáteis para estudantes em 2022

2022/02/24
Dicas

To Good To Go, a app contra o desperdício alimentar

2022/04/04
Dicas

Tens o Android 12? Eis como desligar o smartphone

2021/11/29
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Android Apple ataques Automóveis carro elétrico carros carros elétricos Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades câmaras Dicas Espanha estados unidos facebook fim Gaming Giveaway Google guerra hackers Huawei IA Instagram inteligência artificial Internet Explorer iPhone 14 jogos lançamento Leica MWC 2022 Netflix novidade Opinião phishing Reviews Samsung smartphone Tecnologia testes Web Summit 2021 whatsapp Xiaomi

Recentes

Saildrones vão estudar fenómeno dos furacões americanos

Agosto 13, 2022

WhatsApp é o que mais divulga notícias falsas

Agosto 12, 2022
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version