Os utilizadores de placas de vídeo da AMD têm relatado casos de instalações de drivers que bloqueiam completamente as suas instalações do Windows. Apesar dos relatórios aparecerem em vários meios de comunicação e fóruns sociais, e divulgados no Beta News, nenhuma declaração oficial sobre o assunto foi feita. A AMD deu, agora, um avanço no assunto e admitiu que conseguiu reproduzir o problema, identificando a opção “Factory Reset” no pacote do driver Adrenalin como o principal problema.
Suspeitava-se que a situação estava relacionada com um bug no mais recente pacote de driver Adrenalin 23.2.1. Os utilizadores da AMD que deram conta da situação tentaram instalar os drivers, e encontraram um erro de unidade de inicialização inacessível durante o processo de reinício da máquina. Uma vez encontrados os erros, os utilizadores afetados tinham duas opções: tentar restaurar para um ponto de restauro anterior a esse momento ou reinstalar completamente o Windows.
A AMD reconheceu formalmente o problema, descobrindo uma falha que poderia resultar na inicialização inacessível. Nesta altura é considerado extremamente raro e difícil de resolver.
“Reproduzimos um problema que pode ocorrer num número extremamente reduzido de instâncias se ocorrer uma atualização do PC durante a instalação do AMD Software: Adrenalin Edition e estamos a trabalhar ativamente na investigação dessa situação e futura resolução. Encorajamos fortemente os nossos utilizadores a enviarem problemas com o software AMD: Adrenalin Edition usando a ferramenta de relatório de erros”, diz a empresa na notícia.
O potencial para uma instalação falhada no sistema operacional e perda de dados nunca é uma possibilidade promissora e tem de se optar por outra solução mais simples: simplesmente não marcar a caixa “Factory Reset” durante o processo de instalação do Adrenalin. Há muita gente que a usa para limpar dados antigos e garantir uma instalação limpa do driver.
Quem quiser evitar passar pela mesma situação pode recorrer a outra ferramenta de remoção de driver gráfico bem conhecida, o Display Driver Uninstalller (DDU). O programa está disponível para Windows 7 até Windows 11 e pode ser usado para remover todos os vestígios de drivers gráficos AMD, Nvidia ou Intel.