Pouco tempo após descolarem num avião de pequeno porte num aeroporto na Pennsylvania, um homem de 58 anos e a sua filha de 13 encontraram-se desolados no contexto de um acidente.
O avião desapareceu por completo do radar, dificultando a busca dos acidentados pelas autoridades locais. Mesmo utilizando a última localização conhecida do avião, o terreno coberto em vegetação densa e neve impossibilitou a descoberta, numa busca de 5 horas.
iPad foi a chave para a salvação do pai e filha
Eventualmente as autoridades contactaram a esposa do piloto, que partilhou as informações de contacto do marido e do iPad da filha. Foi enviado então um sinal de transmissão (ping) para o iPad, que devolveu as coordenadas de localização.
Graças às informações, as autoridades conseguiram chegar ao local do acidente e resgatar o pai e filha com sucesso. Ambos foram encontrados vivos, com pequenas lesões e num estado de quase hipotermia.
Mais um exemplo feliz da tecnologia a salvar vidas
Sendo uma grande parte das nossas vidas, smartphones e smartwatches já recolheram histórias em que salvam a vida dos utilizadores. Histórias como o Apple Watch a prevenir problemas sérios de coração, a contactar serviços de emergência após quedas de utilizadores idosos não são novidade.