Já não é só um rumor: OxygenOS e ColorOS vão mesmo fundir-se numa só interface

A OnePlus anunciou este ano que a sua interface OxygenOS, tão amada pelo mercado Android pela forma como tira o melhor partido do sistema operativo, começaria a integrar funcionalidades e código da ColorOS, a interface da OPPO, empresa também do grupo BBK Electronics e que cada vez mais serve de empresa-mãe para a OnePlus.

As duas fabricantes têm-se aproximado nos últimos meses, tornando mais clara a sua parceria no desenvolvimento de smartphones, o que inclui também o desenvolvimento de software.

A OnePlus anunciou que os seus próximos smartphones topo de gama vão estrear uma nova interface unificada, resultado de uma parceria com a OPPO. A empresa liderada por Pete Lau anunciou que ambas OnePlus e OPPO vão desenvolver uma nova interface baseada no sistema operativo Android e que correrá em todos os novos terminais de ambas as marcas nos mercados globais.

De acordo com o anúncio desta segunda-feira, o novo software vai reunir as melhores características de ambos OxygenOS e ColorOS, com a OnePlus a garantir que este será “rápido e suave; confiável; inteligente e rico em funcionalidades; «limpo» e leve”.

Ao que tudo indica, a próxima linha topo de gama da OnePlus, tentativamente chamada de OnePlus 10,  vai estrear esta nova versão do software, sendo que os atuais modelos no mercado serão também atualizados para a interface unificada em 2022.

De acordo com a OnePlus, esta fase de transição para um sistema unificado será chamada “OnePlus 2.0” e tem especial importância pelos interesses que as empresas partilham, com trabalho a ser desenvolvido no capítulo fotográfico, na expansão das linhas de produtos a nível global, uma experiência melhorada com a nova versão do software e também a exploração de mais recursos ao nível do desenvolvimento de tecnologias.

Apesar de o recurso a tecnologias da OPPO por parte da OnePlus já não ser novidade, a postura da empresa sempre foi de separação. No entanto, com a integração do ColorOS nos smartphones OnePlus na China, esta “fusão” tornou-se um caso mais sério, com a resposta dos fãs ocidentais a não ser tão positiva como a empresa poderia ter desejado.

A opção por um software unificado poderá ser sinal de que ambas OnePlus e OPPO estão atentas à resposta do mercado, sendo que este poderá ser um compromisso necessário para convencer os fãs de que as marcas estão num processo de colaboração e não de absorção da OnePlus pela OPPO.

Exit mobile version