A missão Artemis I, que tem partida prevista para sobrevoar a Lua no final de setembro, vai enviar um sinal da humanidade na forma de um boneco da Ovelha Choné – a personagem de uma série de animação alemã–britânica, conhecida internacionalmente como “Shaun the Sheep”.
“Embora possa ser um pequeno passo para o Homem, é um salto gigantesco para o rebanho”, refere o diretor para a Exploração Humana e Robótica da ESA – European Space Agency, David Parker, a propósito da escolha do boneco para esta missão. A referência de Parker é uma réplica da famosa frase de Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar a Lua há 53 anos, que descreveu esse momento histórico como “um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a humanidade”.
A Artemis tem três missões planeadas até 2025 com o intuito de levar os seres humanos de volta à Lua.
Depois da Artemis I com a Ovelha Choné, a Artemis II vai levar astronautas humanos, mas não se prevê que aterre na superfície lunar. Apenas na Artemis III é que astronautas de carne e osso deverão seguir os passos de Neil Armstrong.
O lançamento da Artemis I vai ocorrer no Centro Espacial Kennedy na Flórida. A nave espacial vai sobrevoar a Lua, usando a gravidade lunar para ganhar velocidade e impulsionar-se até 70.000 km além da Lua, a quase meio milhão de quilómetros da Terra.
A ovelha Choné apareceu pela primeira vez na curta-metragem de 1995, “A Close Shave”. A série estreou em 2007 em 180 países. Em 2019, a personagem foi destaque em dois filmes, incluindo “A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon”, onde a Choné conhece um visitante do espaço sideral.
2022 marca o 15.º aniversário da primeira série de TV da ovelha Choné.