O futuro do Outlook no Mac vai ser, necessariamente, diferente. A Microsoft otimizou o Outlook para Apple para proporcionar um aumento de velocidade e desempenho de sincronização. O Outlook para Mac, com todas as suas funções de e-mail, calendários, contactos e muito mais, agora também está disponível como uma app gratuita. Há já alguns anos que era assim para iOS, mas a versão para macOS exigia uma assinatura ou licença paga do Microsoft 365.
Os utilizadores também podem usar o Outlook com serviços que não são da Microsoft, incluindo o Gmail e o e-mail da iCloud. A Microsoft também está a dar apoio ao calendário do Outlook, e uma mini-app para a barra de menus será lançada em breve.
Para os utilizadores do Focus, a Microsoft promete uma atualização futura que integrará o Outlook ao recurso de modos de notificação da Apple. Os Perfis do Outlook vão integrar-se aos modos Foco e permitem controlo individual sobre caixas de entrada pessoais e de trabalho, de forma separada.
A empresa não esconde algumas das razões por detrás da mudança. A equipa está a “reconstruir” o Outlook para Mac com o foco no desempenho, confiabilidade e acessibilidade. O download gratuito pode estimular a adoção do Outlook por parte de utilizadores que, de outra forma, nunca o tentariam fazer. E, claro, isso pode estimular a adoção do Microsoft 365 e do Office por parte de clientes que desejem uma integração total entre o software de e-mail e as aplicações de produtividade.
A nova versão será muito familiar para os utilizadores do Outlook para iPhone e iPad. As funcionalidades da aplicação móvel incluem o recurso Focused Inbox da Microsoft para filtrar e-mails indesejados.
O Outlook para Mac está disponível gratuitamente na App Store. Um download direto da Microsoft também é possível de se fazer e, definitivamente, deixa de ser necessária uma subscrição ou licença para o usar.