Apesar de não estar presente fisicamente na edição de 2021 da Mobile World Congress (MWC), a Samsung não deixou passar esta oportunidade para partilhar os resultados dos esforços que tem partilhado com a Samsung, em particular para wearables.
Numa apresentação breve, a tecnológica Sul-Coreana focou-se em 3 temas: o ecossistema entre dispositivos Galaxy, a experiência em smartwatches e a segurança para equipamentos mobile. Claro que com a keynote recente da Google IO, o foco principal recaiu sobre o renovado WearOS.
Fica com as principais novidades que foram destacadas nesta apresentação.
Ecossistema Galaxy
Abrindo com o mote “Life opens up with Galaxy” (ou na sua tradução, “a vida abre-se com Galaxy”), foi vincando que as inovações tecnológicas devem estar acessíveis aos consumidores, sem restrições. E claro que a família Galaxy da Samsung existe para dar resposta a este tema.
A Samsung destacou a app SmartThings e a integração da mesma na sua família de dispositivos, facilitando a vida quotidiana e o trabalho dos utilizadores. A grande novidade que surgiu nesta temática é o esforço que a Samsung está a aplicar na S-Pen. Assim, anunciaram que em breve teremos suporte para a S-Pen em mais dispositivos. Contudo, a empresa Sul-Coreana não deu a conhecer ainda que equipamentos irão receber este suporte, pelo que em breve deveremos receber mais novidades sobre este tema.
Experiência com Smartwatches: a estrela do evento
Depois dos anúncios do Google IO, a Samsung veio reforçar a colaboração entre as duas gigantes tecnológicas na fusão do TizenOS com o WearOS para evoluir a experiência de smartwatches com base em 3 princípios: melhor performance, bateria com maior duração e melhor ecossistema de desenvolvimento para developers.
“A Samsung e a Google têm um longo historial de colaboração e sempre que trabalhámos juntos, a experiência para os nossos consumidores melhorou dramaticamente para todos”, Sameer Samat, Vice Presidente de Gestão de Produto, Android e Wear, Google.
Quando instalares uma aplicação no smartphone, a mesma será instalada automaticamente no smartwatch. A continuidade entre dispositivos será melhorada a um nível de detalhe que chegará às aplicações. Por exemplo, se no telemóvel definir a meteorologia para um conjunto de cidades, o smartwatch irá dispor as mesmas cidades definidas.
As aplicações da Google virão integradas no smartwatch, assim como a loja de aplicações permitirá instalar as aplicações que todos já adoram, como Calm ou o Google Maps.
Toda esta nova experiência da One UI só é possível graças aos programadores e designers que criam conteúdo para esta plataforma wearable. Os programadores aplicacionais terão acesso a API’s que facilitarão o desenvolvimento para smartwatch mantendo a experiência integrada com os restantes dispositivos da família Galaxy.
Para os designers também será lançada uma ferramenta que permitirá criar mostradores mais facilmente, à qual a Samsung chamou Watch Face Design Tool. Quanto à sua data de lançamento, devemos assistir à sua chegada no evento Galaxy Unpacked deste verão.
O próximo Galaxy Watch a ser apresentado no verão será o primeiro dispositivo a usufruir do One UI Watch. Já os dispositivos Tizen não ficaram esquecidos, com a fabricante a prometer atualizações até 3 anos após a data do lançamento.
Segurança Mobile
A aposta da Samsung na proteção é uma constante a cada ano que passa, daí que o Knox seja uma vez mais referido. O Samsung Knox protege todas as camadas do smartphone, ao nível de hardware e software contra atacantes, leaks e salvaguarda as formas de autenticação do dispositivo.
A segurança dos nossos equipamentos é cada vez mais importante com o uso crescente de comunicações móveis e tempo online, considerando os tempos pandémicos. A mobilidade e flexibilidade são importantes para quem trabalha a partir de casa, pelo que este cenário não foi esquecido. Não estando nas redes internas das empresas, é importante que os utilizadores tenham os seus dispositivos protegidos para salvaguardar os dados privados daí que a Samsung tenha destacado aquilo a que chamam de Security from the chip up – a Samsung considerou a proteção dos dados desde o chip até ao sistema operativo e ligações a rede.
Knox Vault
Desde o lançamento dos Galaxy S21 que estes equipamentos apresentam um processador dedicado à proteção dos dados mais sensíveis, nomeadamente o Knox Vault Processor. A Samsung trabalhou a par com a Google para que a segurança dos dispositivos Android pudesse ser reforçada ao nível do software e espera-se que os próximos topos de gama continuem a fazer uso deste processador.
Para terminar a apresentação, a Samsung referiu a sua aposta na Sustentabilidade, através do programa de upcycling. Desde embalamentos mais sustentáveis a reutilização de dispositivos mais antigos para IoT, a Samsung tem-se esforçado para reduzir o seu impacto no planeta e dar uma nova vida aos dispositivos antigos.
O que achaste desta apresentação? Ansioso/a para testar em primeira mão o One UI Watch? Partilha connosco a tua opinião.