ColorOS 12: principais surpresas reservadas pela OPPO

Após conhecermos o Android 12, é com naturalidade que as várias fabricantes começam a preparar a chegada da nova versão do sistema operativo aos seus smartphones. Tal como é tradição no mercado Android, as empresas tendem a implementar as suas ideias através das interfaces especialmente desenvolvidas para complementar o sistema operativo.

Photo by Anh Nhat / Unsplash

A OPPO tem liderado os trabalhos no Android 12 e parece ser uma das candidatas a trazer em primeira mão o Android 12 aos seus dispositivos. E com esta atualização, ficaremos também a conhecer a nova ColorOS 12, que deverá aproveitar algumas novidades do sistema, ainda que não perca o seu caráter único.

Assim, passemos conhecer algumas das novidades que a ColorOS 12 nos reserva, bem como a sua mais provável data de chegada e modelos da OPPO que a receberão.

Principais novidades da ColorOS 12

Entre as fabricantes Android, há uma clara divisão entre as marcas que optam por implementar a sua imagem no software e aquelas que escolhem um lado mais “puro” relativamente à versão base do sistema operativo. A OPPO faz parte do primeiro grupo e a ColorOS representa um conjunto de ideias bem claras da empresa chinesa.

Com a ColorOS 12 esta estratégia e filosofia continuam bem assentes. Apesar de toda nova imagem do Android 12, a interface vai-se manter muito familiar para aqueles que atualmente a utilizam, tanto a nível estético, como funcional.

Ainda assim, a OPPO não se absteve de aperfeiçoar a experiência de utilização, sendo que a ColorOS 12 beneficia de uma nova renderização de texto e alinhamento. A linguagem Material You do Android 12 não vem aqui traduzida diretamente para a interface, mas algumas características como a sincronização de cores da interface com base na imagem de fundo também chega à ColorOS 12, o que tornará a experiência de utilização bem mais uniforme.

Outras características herdadas do design Material You passam pelo widget “Relógio”, que aparece bem mais arredondado. O pack de ícones da nova versão Android está também incluída na ColorOS 12, pelo que não será difícil para os maiores fãs da versão base Android se sentirem “em casa”.

Um dos pontos em que a ColorOS 12 começa por trazer melhorias é na sua barra lateral. Esta barra de ferramentas vai agora permitir ao utilizador desligar o ecrã enquanto reproduz conteúdo de aplicações suportadas como a Netflix ou a Amazon Prime Video, útil para aquele conteúdo que não requer necessariamente que nos mantenhamos atentos ao ecrã, bastando ouvir, e que poderá poupar bastante bateria.

E por falar em bateria, há também novidades para o menu das definições dedicado ao consumo de energia. Neste menu poderemos agora encontrar um botão que de uma vez só permite desligar as características do nosso smartphone responsáveis pelo maior consumo de energia, como a taxa de atualização de 120Hz ou o modo de alto desempenho.

A segurança e privacidade são também dois temas importantes para o ColorOS 12, que aproveita algumas novidades do Android 12. Uma das principais é o novo painel de privacidade que permite saber quais as permissões garantidas a cada aplicação nos últimos 7 dias de utilização. Outro apontamento interessante são os indicadores de utilização da câmara e microfone em tempo real para cada app, bem como o sinal de GPS de área mais abrangente, não fornecendo uma tão precisa localização a determinadas aplicações escolhidas pelo utilizador.

Já no capítulo da usabilidade, a OPPO promete uma redução no consumo energético das aplicações em plano de fundo em 20% face à ColorOS 11, bem como uma redução em 30% da memória ocupada. Estas melhorias poderão não ser tão notórias em smartphones topo de gama, mas será especialmente importante para os modelos mais modestos da marca, com recursos mais limitados.

Por fim, o nosso último destaque vai para a funcionalidade PC Connect, que permitirá aos utilizadores transferir texto, imagens e chamadas para os seus computadores. Esta funcionalidade deverá ser disponibilizada mais tarde com o ColorOS 12.1 e irá requerer a instalação de uma aplicação no dispositivo Windows para fazer a devida sincronização.

Smartphones elegíveis e data de lançamento

A agenda de lançamento da OPPO coloca o mês de dezembro como o mais provável para receber a data de estreia da ColorOS 12 no mercado. Os primeiros dispositivos a receber a atualização deverão ser os OPPO Find X3 e X3 Pro, sendo que outros modelos das linhas Find X2, Reno6, Reno5, Reno4 e alguns smartphones série-A deverão receber a atualização no primeiro semestre de 2022.

Entre os mais acessíveis, os OPPO A94, A74 5G e A75 5G deverão ser os primeiros a receber a atualização para a ColorOS 12 no primeiro semestre de 2022, com a OPPO a admitir que alguns terminais desta gama apenas receberão a atualização na segunda metade do próximo ano e poderão ter direito apenas a uma versão mais leve do software.

Certo é que a OPPO está focada em aumentar o suporte para o software dos seus dispositivos, prometendo atualizações para três versões do sistema operativo para modelos Find X, enquanto modelos Reno ou da série F têm prometidas duas versões do sistema operativo e quatro anos de atualizações de segurança. Já os modelos da série A têm prometida pelo menos uma atualização do sistema operativo, mas terão direito a três anos de suporte para o software.

Exit mobile version