O comércio eletrónico é uma indústria vibrante e, para os compradores, pode ser difícil acompanhar todas as entregas de que estão à espera nos próximos dias. As soluções podem passar por instalar uma das muitas aplicações de rastreamento de pacotes disponíveis ou apenas usar os e-mails que todos os vendedores enviam. Em novembro, a Google anunciou que o Gmail ia passar a mostrar diretamente o rastreamento de pacotes e entregas na caixa de entrada e essa possibilidade já está disponível.
A novidade comprime de forma inteligente a comunicação de vendedores e serviços de remessa em dados de rastreamento de pacotes visíveis. E agora, se ainda não consegue ver esse recurso, então vai ser necessário ativá-lo manualmente nas configurações do Gmail.
Este novo método inclui elementos temáticos dinâmicos do Material You, links rápidos para rastreamento de pacotes, informações do pedido e uma barra de progresso de três etapas mostrando o status da encomenda (realizada, enviada e entregue). O título do cartão inclui o nome do produto e uma data estimada de chegada a verde.
Este novo rastreamento de encomendas do Gmail mostra quando as suas encomendas estão a chegar, diretamente na visualização da caixa de entrada abaixo de um e-mail. A partir de agora vai surgir um ícone verde com um camião e a mensagem “A chegar em [data]”.
Esta novidade vem acompanhada de outra: o Gmail redesenhou as informações que aparecem quando se abre uma mensagem. No canto superior esquerdo, obtém-se uma visualização da imagem, nome e data de entrega (“Da transportadora”) novamente. Também vai ser possível ver um “Número do pedido” específico da loja e, abaixo dessas informações, há uma linha do tempo do pedido com atalhos para “Rastrear pacote” na web e “Detalhes do pedido”. Esta funcionalidade vai ser lançada no Android e iOS.
Em comparação com o design anterior, vêm-se menos informações com “Itens” truncados se houver vários. Para quem preferir a versão antiga, pode sempre desativar este novo recurso.