A Fundação NTT DATA lançou em Portugal as Olimpíadas Internacionais de Tecnologia. A iniciativa destina-se a crianças dos 7 aos 16 anos e tem por objetivo ajudar a desenvolver as capacidades digitais e sensibilizar para a consciência ambiental.
As inscrições têm de ser feitas aqui pelos encarregados de educação. Depois de inscritas, as crianças serão organizadas em grupos de 5 a 10 elementos, para responderem a desafios que lhes serão colocados ao longo da competição, num percurso de 12 etapas, e sempre com o acompanhamento de mentores qualificados da NTT Data, que as vão guiar no processo de aprendizagem, resolver dúvidas e dar ideias para superarem os desafios.
A competição, que dura três meses, decorre em modo virtual, numa plataforma internacional, e nesse período os jovens participantes têm de desenvolver um videojogo, à medida que aprendem a programar. Durante toda a fase de participação todos recebem formação, mentoria e desafios que têm de superar para passar de nível.
Após a conclusão dos desafios programados, o desempenho dos grupos participantes será avaliado por um júri qualificado, que terá a missão de identificar os vencedores da competição, em três categorias determinadas pela faixa etária dos participantes.
Tiago Barroso, CEO da NTT Data Portugal, afirma que “através da Fundação lançamos também em Portugal e com muito entusiasmo esta iniciativa das Olimpíadas Internacionais de Tecnologia. Pretendemos contribuir para a capacitação digital, introduzindo dezenas de crianças e adolescentes ao raciocínio lógico e computacional. Acreditamos que colocar o talento e competência dos nossos profissionais em modelo pro bono e em prol de uma causa como esta é um apoio significativo para um futuro mais sustentável e tecnológico, para além do que será para cada uma das nossas pessoas que participe, uma aprendizagem pessoal muito gratificante”.
As inscrições decorrem até ao próximo dia 21.