Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
No Result
View All Result
tecnologiafacil.com
No Result
View All Result

O sistema de crédito social da China

Pedro Rodrigues by Pedro Rodrigues
2021/10/26

Em 2016, a terceira temporada de Black Mirror arrancou com um episódio que referenciava uma sociedade que adotou um sistema de crédito social.

O episódio (Nosedive) foca-se na história de Lacie que pretende inicialmente aumentar o seu crédito de forma a conseguir um desconto para a compra de um apartamento. Com o desenrolar do apartamento acompanhamos os esforços de Lacie no sentido de aumentar o seu crédito social.

Um sistema deste género tem sido discutido na China desde meados de 2014, com o objetivo de ser aplicado a indivíduos, empresas, interações sociais, entre outros.

Este sistema consiste numa série de bases de dados que analisam e atribuem um valor de confiança a indivíduos, empresas e entidades governamentais. Cada elemento tem associado a si um crédito social, sendo penalizados aqueles com o crédito mais baixo e valorizados os que têm um crédito mais alto.

When will technology ever stop conquering our curiosity?
Photo by Redd / Unsplash

O sistema está já em vigor para milhões de pessoas no país. Ainda assim, apesar de ter inicialmente o final de 2020 como objetivo para a conclusão da implementação, ainda está em fase de testes e é atualmente voluntário. Apesar disto, o plano é que seja obrigatório para todos os habitantes num futuro próximo.

Como funciona este sistema?

O crédito social de cada cidadão pode subir, ou descer, consoante o seu comportamento. A forma exata como a China gere esta avaliação e os valores associados a cada comportamento é confidencial, nunca tendo sido revelada.

Ainda assim, sabe-se que alguns dos exemplos que podem afetar este crédito social incluem incumprimentos no trânsito (passar vermelhos, multas por excesso de velocidade, etc…), fumar em zonas proibidas, mau comportamento nos transportes públicos, comprar demasiados videojogos, publicar notícias falsas online, entre outras…

Algumas análises referem ainda a existência de uma lista negra, para a qual é possível entrar no caso de cometer alguma infração mais grave do que as descritas, tais como recusar o pagamento de uma multa ao governo ou criticar publicamente o trabalho do governo chinês. Algumas pessoas relatam que foram proibidas de viajar de avião e de comboio dentro do país após terem sido colocadas na lista negra.

A avaliação é feita consoante o local de residência, sendo que cada localidade atribui e retira a pontuação que desejar por cada ato de bom comportamento ou infração, respetivamente. O crédito social pode ser melhorado através de atos de apoio à sociedade, como por exemplo a doação para caridade ou voluntariado.

Segundo o governo chinês, o principal objetivo deste sistema é aumentar a confiança na população e melhorar a transparência para com os seus cidadãos.

看手機
Photo by 偉宗 勞 / Unsplash

Quais os principais problemas?

Este crédito social pode ser utilizado para controlar a população, de forma a que cada cidadão faça exatamente aquilo que o governo chinês pretende, caso contrário poderá será proibido de fazer coisas dadas como garantidas, como viajar de comboio ou almoçar no seu restaurante preferido.

Aliado aos sistemas de videovigilância, dotados de algoritmos de inteligência artificial, os cidadãos poderão estar sobre controlo durante todas as horas do seu dia, obrigado assim a população a comportar-se exatamente como pretendido.

Parece ser a forma ideal de parar a criminalidade, e isso até é correto, mas a verdade é que crime é exatamente aquilo que o governo chinês quiser que seja crime, ou seja, algo como ler um determinado livro, ver um determinado filme ou até falar com determinadas pessoas poderá vir a ser considerado crime num futuro próximo e esse sim, é o verdadeiro perigo deste sistema.

Tags: CuriosidadesTecnologia
Pedro Rodrigues

Pedro Rodrigues

Next Post

Sony Apresenta o Xperia Pro-I. O substituto de uma DSLR?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Saildrones vão estudar fenómeno dos furacões americanos

2022/08/13

Enganou-se? Precipitou-se? WhatsApp dá agora dois dias para apagar mensagens

2022/08/11

Portugal vai desenvolver-se na área da comunicação quântica

2022/08/11

Parabéns ao One Drive da Microsoft! E vamos às novidades…

2022/08/11

Vem aí o Android 13. E já há quem o esteja a testar

2022/08/10

Jogos na nuvem? Uma possibilidade ainda para este ano

2022/08/10

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Como posso pedir um reembolso no PayPal?

2021/05/06
Dicas

3 aplicações para acabares com o doomscrolling

2021/08/03
Dicas

Conheces as vantagens de um ecrã OLED?

2021/03/03
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Android Apple ataques Automóveis carro elétrico carros carros elétricos Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades câmaras Dicas Espanha estados unidos facebook fim Gaming Giveaway Google guerra hackers Huawei IA Instagram inteligência artificial Internet Explorer iPhone 14 jogos lançamento Leica MWC 2022 Netflix novidade Opinião phishing Reviews Samsung smartphone Tecnologia testes Web Summit 2021 whatsapp Xiaomi

Recentes

Saildrones vão estudar fenómeno dos furacões americanos

Agosto 13, 2022

WhatsApp é o que mais divulga notícias falsas

Agosto 12, 2022
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version