Os utilizadores e fãs da Apple devem estar familiarizados com o AirPlay, mas nem todos sabem exatamente do que se trata este recurso da empresa da maçã. Com uma casa cada vez mais inteligente, os utilizadores têm acesso a conteúdo que pode ser reproduzido em mais do que um ecrã e controlado de um dispositivo para o outro.
A função do AirPlay é precisamente essa: é um recurso que permite reproduzir conteúdo multimédia desde um dispositivo Apple para outro dispositivo, de um iPhone para uma televisão ou uma coluna inteligente, por exemplo. Mas como funciona?
O AirPlay foi criado a pensar na transmissão de vídeo, músicas e fotografias, permite-te também espelhares o conteúdo de um ecrã para o outro. Esta tecnologia não é propriamente nova, mas a sua mais recente versão AirPlay 2, que foi lançada em 2018, contempla muitas funcionalidades interessantes, como a integração no HomeKit, comandos de voz através da Siri e também uma interface própria na Central de Controlo dos dispositivos Apple.
E por falar em dispositivos Apple, não são poucos aqueles que dão acesso ao AirPlay 2. Afinal, todos os mais recentes modelos de iPhone, iPad, iPod Touch, Mac e até a Apple TV dão acesso à mais recente versão do recurso. Por enquanto, ainda podemos excluir desta lista o Apple Watch, que ainda que tenha no seu sistema uma forma de ativar o AirPlay, não o faz diretamente sem estar conectado a um outro dispositivo Apple. Isto é, o Apple Watch ainda não possui um hardware capaz de reproduzir conteúdo noutro dispositivo, algo que está perfeitamente ao alcance dos dispositivos supramencionados.
Para além dos dispositivos já listados acima, há também que referir aqueles que, sendo de outras marcas, têm suporte para o AirPlay. Em 2022, várias marcas apostam na compatibilidade com o AirPlay como ponto atrativo dos seus dispositivos, sendo alguns nomes de referência das colunas portáteis a Bose, a JBL, a Sonos, a Yamaha ou a Harman Kardon.
E passando às televisões inteligentes, a Apple tem trabalhado com marcas como a Samsung, LG, Sony, ou a Vizio para levar o AirPlay a mais smart TVs do mercado. Com estas colaborações, a Apple garante não só a disponibilidade do serviço, mas também a sua integração no HomeKit, dando a possibilidade de o utilizador coordenar os dispositivos nos seus cenários predefinidos.
Outra funcionalidade interessante que o AirPlay permite é a conexão de dois HomePods a uma Apple TV, servindo de sistema de som estéreo. A funcionalidade ainda não está disponível com outros dispositivos de som com acesso ao AirPlay, mas será certamente uma possibilidade para o futuro.
Todo este processo pode parecer complexo, mas não é. Aliás, o AirPlay prima por tornar a ligação a dispositivos externos fácil. Se estás a abrir um vídeo ou uma música no teu dispositivo Apple, basta clicares no botão do AirPlay para revelar uma lista de opções na tua rede Wi-Fi que sejam compatíveis com o recurso para começar a transmitir. Ao estares conectado, os comandos podem ser dados através da própria app que estamos a utilizar no momento, através da Central de Controlo ou até através dos controlos disponíveis no ecrã de bloqueio.
A utilização do AirPlay é também relativamente fácil de manter segura e restrita, já que, por exemplo, na Apple TV, é possível selecionar três opções de alcance do mesmo. A primeira opção dá acesso a qualquer dispositivo ligado e compatível dentro da área de alcance do Wi-Fi. A segunda opção, mais restrita, permitirá o acesso apenas a dispositivos dentro da mesma rede Wi-Fi. por último é possível ainda restringir o acesso apenas a dispositivos predefinidos através do Home Sharing.
Em conclusão, o AirPlay é uma forma simples e muito conveniente de partilhar conteúdo entre dispositivos e que cada vez mais surge como uma alternativa forte ao Google Cast. A Apple tem trabalhado na forma como este recurso conecta os seus dispositivos inteligentes, sendo que se prevê que nos próximos anos a sua preponderância continue a crescer no seio do ecossistema Apple. Para os aficionados da empresa da maçã com dispositivos compatíveis, não há dúvidas de que este será o serviço de transmissão de conteúdo multimédia de eleição e o mais recomendável de utilizar no dia-a-dia.