Vamos admitir: um equipamento Android com uma porta de carregamento Lightning e transferência de dados está longe de ser algo fantástico no mundo Android. Contudo, há fãs da Apple a pedir uma porta USB-C nos iPhone. Alimentado pelo seu amor à engenharia, o engenheiro Ken Pillonel quis agitar as coisas.
Tudo começou com uma porta USB-C num iPhone

Este engenheiro pode não ser estranho para muitos, já que em 2021 conseguiu instalar uma porta USB-C totalmente funcional num iPhone X. Se a tarefa parece fácil, desenganem-se, já que o mesmo teve de mudar o circuito integrado de um cabo Lightning e colocá-lo em conectores do cabo USB-C.

Agora, em pleno 2022, o engenheiro voltou a fazer das suas por “amor à camisola”.
Um Galaxy A51 com uma entrada Lightning
Nem a Samsung imaginaria que estaria lado a lado com a Apple nesta ideia que levou Ken Pillonel a criar uma porta proprietária da Apple totalmente funcional neste equipamento Android.

Como contado pelo engenheiro à Engadget, este indica que a Apple não é “burra” e que se o cabo só carrega iPhones, este teve de pensar numa forma de enganar o circuito integrado do cabo.
O engenheiro prometeu um vídeo explicativo no seu canal de YouTube de como tornou tudo isto realidade, algo feito somente para desafio pessoal. Afinal de contas, esta mudança num Android representa mais um downgrade do que um upgrade.

Apesar destas experiências, a União Europeia tem feito notícias por querer obrigar a que todas as marcas adotem um padrão de carregamento único: o USB-C. Apesar da Apple indicar que isto é, por si só, um perigo para a evolução de tecnologia, a empresa pouco tem feito neste sentido. Esperemos pelos próximos modelos para perceber, por fim, se a empresa mudará a sua estratégia.