O nosso último dia na Web Summit 2021

O terceiro dia da Web Summit 2021 substitui a tecnologia no desporto pela tecnologia na transportação. Alguns destaques da manhã estiveram no palco Auto/Tech & Talk Robot, com um dos mais promissores empresários da Europa, Markus Villig.

O fundador da Bolt marcou presença na Web Summit 2021 para explicar um pouco sobre o seu percurso na criação daquela que é uma das mais bem-sucedidas empresas de transporte elétrico do momento, contanto já com transporte através de trotinetes elétricas, carros elétricos e até entrega de comida. Sendo um dos mais novos multimilionários de sempre, Villig explicou a importância para empresa de manter a sua equipa motivada durante a pandemia e a forma como esta fez a gestão dos seus serviços neste período tão conturbado.

No mesmo palco houve também espaço para receber Christine GZ, reconhecida piloto da equipa Dynamic Racing no Extreme E. A piloto considera que os desportos motorizados têm um papel importante na eletrificação dos veículos que encontramos nas estradas, já que muitas das tecnologias desenvolvidas para as condições extremas nos campeonatos desportivos podem traduzir-se em melhorias para os produtos que utilizamos no dia-a-dia.

A responsabilidade ética sobre o mercado tecnológico foi também um tema abordado esta quarta-feira na Web Summit. No palco SaaS Monster, Rebecca Parsons falou um pouco sobre os desafios que se colocam às empresas e aos seus representantes no desenvolvimento dos seus produtos e serviços. Para Parsons, é necessário um desenvolvimento tecnológico responsável, com base nos pilares da ética social e com consciência sobre o impacto de cada produto.

O palco Centre voltou a receber uma rica lista de convidados. Entre os influencers presentes nesta edição da Web Summit, Casper Lee, Sarati Callahan e Nas Daily juntaram-se para partilhar um pouco sobre a sua experiência, revelando algumas das suas estratégias para atraírem público e, após captarem esse mesmo público, quais os passos a tomar para tirar partido do mesmo numa perspetiva comercial.

A animação digital foi outro dos temas nesta tarde de quarta-feira, com a DreamWorks bem representada por Kate Swanborg, Vice-Presidente de Tecnologia de Comunicação da empresa de animação. Para Swanborg, é cada vez mais importante manter a sua equipa munida da tecnologia de ponta necessária para manter a DreamWorks como uma referência no setor, mas também para motivar a sua equipa. A executiva acredita que o talento da sua equipa deve ser preservado a todo o custo, para tal, a tecnologia adequada ao desenvolvimento dos filmes animados deve ser fornecida àqueles que considera serem as verdadeiras estrelas da empresa. Por outro lado, apesar de ser uma empresa conhecida pelas suas animações, Kate Swanborg considera que a DreamWorks é, também, “um fabricante digital”, devido à gestão de dados feita na criação de cada filme.

O Facebook e o “Metaverse” foram um tema quente da Web Summit 2021. Após Frances Haugen marcar presença na noite de abertura, esta quarta-feira foi um dia onde a rede social e o seu futuro foram abordados por toda a cimeira. No palco Centre, Chris Cox, CPO da Meta, explicou quais os desafios que o “Metaverse” podem enfrentar nos próximos anos. Para o CPO, esta é uma transição natural, como tantas outras na história, sendo que será com naturalidade que as massas vão aderir ao futuro digital idealizado por Mark Zuckerberg.

No sentido contrário, Cecilia Kang, jornalista do New York Times, considera que Mark Zuckerberg e a Meta estão, ao dia de hoje, demasiado focados em objetivos que ignoram os atuais problemas da rede social e os seus impactos negativos na sociedade. Convidada para abordar o seu novo livro An Ugly Truth, Kang considera que as entidades governamentais têm também um papel importante em representar as populações perante o domínio de companhias com a dimensão da Meta, sendo que será de responsabilidade governamental colocar um travão neste tipo de “empresa dominante.” Roger McNamee, abordou a mesma temática, considerando que, sem intervenção governamental, os problemas que encontramos atualmente na rede social mais famosa do mundo “não se vão resolver sozinhos”.

O regresso à normalidade após a pandemia tem sido muito discutido pelos media e na Web Summit 2021, Stephen Kaufer veio abordar o regresso do turismo e das viagens. O fundador e CEO do TripAdvisor considera que a população terá uma resposta muito forte no regresso às viagens turísticas, tal como já teve noutros momentos no passado onde barreiras ao transporte de pessoas se colocaram, dando como exemplo o atentado de 11 de setembro de 2001.

O claro destaque do dia foi, no entanto, para a Apple Keynote. Craig Federighi, Vice-Presidente de Engenharia de Software da empresa de Cupertino, subiu ao palco da Web Summit 2021 para abordar o tema segurança e privacidade dos utilizadores e quais os trabalhos da Apple para proteger a informação privilegiada sobre sobre os utilizadores.

O executivo realçou as dificuldades que a Apple encontra nos Estados Unidos no combate pela proteção da segurança e privacidade dos utilizadores, realçando que na Europa há um maior esforço dos Estados pela proteção dos dados dos usuários.

Para além de realçar a importância deste tópico, Federighi realçou ainda que a Apple está a trabalhar arduamente para manter a segurança dos seus dispositivos, nomeadamente na integração do hardware por si desenhado até ao nível dos processadores e conjugando esta estratégia com o desenvolvimento do software. A App Store continua a ser a única porta de entrada para os dispositivos em que a Apple confia, exigindo a cada programador que cumpra os requisitos de segurança e privacidade que a empresa tanto apregoa.

Nesse sentido, Craig Federighi fez questão de mencionar os perigos do sideloading e de mencionar a forma como o sistema operativo Android está mais exposto a ataques por esta via, sendo que a fragilidade desta forma de instalação é a razão pela qual os vários modelos iPhone, iPad, MacBook e iPod não permitem a instalação de aplicações fora da App Store.

E assim se conclui a visita do Updated à Web Summit 2021. A cimeira, essa, continua esta quinta-feira no seu último dia, com várias presenças de renome, sendo encerrada com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Exit mobile version