Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
No Result
View All Result
tecnologiafacil.com
No Result
View All Result

O fim do passe livre

Marcus Mendes by Marcus Mendes
2021/08/28

Quem acompanhou as notícias dos bastidores do mundo da tecnologia nos últimos anos, certamente viu as fotos em que CEOs como Tim Cook, Satya Nadella e Jeff Bezos apareceram sentados ao lado do então presidente americano, Donald Trump, em reuniões sediadas na Casa Branca.

Nestas oportunidades, era uma espécie de consenso velado a noção de que muitos daqueles eventos eram um grande teatro, com Trump a tentar aproveitar o nome dos CEOs para convencer o mundo da própria legitimidade, e projetar como efeito colateral uma posição de força na guerra comercial inventada contra a China.

Pois bem. A presidência dele terminou, a guerra fiscal contra a China está congelada em embates legais que ainda devem durar algum tempo (alô, Huawei), sendo que as reuniões foram tão infrutíferas quanto a aposta da Microsoft no mercado de telemóveis dobráveis com o Suraface Duo. Mas as fotos como esta, de Tim Cook com cara de poucos amigos ao lado de Trump, ficaram eternizadas.

Apesar do meu evidente desdém por toda a situação da época, uma coisa é irrefutável. Aquelas reuniões marcaram o início de uma mudança gigantesca no mercado da tecnologia: o fim do passe livre para as empresas fazerem o que elas quiserem, sem oferecer uma contrapartida para o sistema do qual elas tanto se aproveitam.

Na realidade, ocorre-me que essa mudança começou um pouco antes, logo no início da presidência de Trump. Na sua cruzada pela imagem de um Verdadeiro Patriota, Trump conseguiu uma das maiores conquistas palpáveis da sua presidência. Obrigar as empresas de tecnologia a repatriarem o dinheiro que, após diversas (e diversas, e diversas, e diversas) manobras legais, guardavam em paraísos fiscais e longe dos dedos do fisco americano. Em 2017, elas haviam repatriado “apenas” US$ 155,1 milhões. Em 2018, foram US$ 664,9 milhões. Um belo aumento, e um feito que outros presidentes americanos tentaram, mas não conseguiram conquistar.

Pois bem. De lá para cá, os departamentos de investigação dos Estados Unidos e da Europa passaram a analisar mais de perto as aquisições e a legalidade das práticas anticompetitivas das gigantes americanas, o mercado de redes sociais passou por uma estremecedora correção de perceção pública em meio a polémicas envolvendo democracia e saúde pública, e uma palavra entrou de uma vez por todas no léxico coletivo quando o assunto são todas essas empresas: responsabilidade.

Responsabilidade fiscal, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, responsabilidade.

O que me traz a esta semana, com a nova reunião convocada pela Casa Branca, agora sob o comando de Joe Biden. Na agenda, a responsabilidade das empresas do setor de tecnologia em relação à infraestrutura de cibersegurança. Segundo o Washington Post, Biden disse que “As partes mais essenciais da nossa infraestrutura são operadas pelo setor privado” e, por isso, as empresas “têm a capacidade e a responsabilidade para elevar o nível da cibersegurança”.

Em essência, a mensagem é: já que vocês se aproveitam tanto dos buracos no setor financeiro para burlar, legalmente, o pagamento de impostos (sabem quanto a Amazon pagou de impostos nos EUA em 2018 e 2018? Zero dólares), que tal reinvestir um pouco deste dinheiro nesse mesmo sistema que vos deixou todos ricos?

Ao sinalizar esta mudança, ou melhor, a continuidade desta mudança de atitude que começou de uma forma bastante estabanada com Trump, o governo americano deixa claro que acabou a época de apenas beber da fonte de forma ilimitada e sem qualquer contrapartida. Daqui para frente, haverá um custo (que podemos considerar um eufemismo com o termo “reinvestimento”) para aproveitar as liberdades proporcionadas pela terra da oportunidade, onde todos são iguais. Mas alguns são mais iguais do que outros.

Tags: #imperdívelCrónica
Marcus Mendes

Marcus Mendes

Next Post

Altera estas definições para maior segurança, privacidade e bateria no teu Android

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Espanha lança novo projeto-piloto para ligar reguladores e empresas à IA

2022/07/03

Farto de passwords? O fim está próximo

2022/07/02

Reclamações sobre burlas nas redes sociais disparam 654%

2022/07/01

IA na base do Google Search Engine

2022/06/30

iPhone 14 pode recuperar a designação “Plus”

2022/06/29

Alexa pode reproduzir a voz de pessoas falecidas

2022/06/29

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Steam Sales 2021: Tudo o que precisas saber

2021/11/27
Dicas

O que é um e-reader?

2021/02/01
Dicas

Os melhores dispositivos e truques para trabalhar em casa

2021/02/15
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível alcóol américa Android ataques Automóveis carros cibersegurança Cinema e TV Ciência conduzir condução Crónica Curiosidades detetor Dicas discriminação ficheiros apagados fim Gaming Giveaway Google guerra humanóide inteligência artificial Internet Explorer japão Leica multa MWC 2022 notícias Opinião ransomware receção recuperar dados recuperar ficheiros Reviews robô Setups smartphone Tecnologia teste Web Summit 2021 Xiaomi YouTube

Recentes

Espanha lança novo projeto-piloto para ligar reguladores e empresas à IA

Julho 3, 2022

Farto de passwords? O fim está próximo

Julho 2, 2022
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version