Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

O efeito dos microplásticos no clima

Daniel Gomes por Daniel Gomes
28/01/2022
em Notícias, Todos os artigos
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

O aparecimento da indústria do plástico impactou em muito o nosso quotidiano. Desde sacos de compras a embalagens alimentares, utensílios, ferramentas e brinquedos, os plásticos constituem uma boa parte das comodidades do século XXI. A sua degradação leva à geração dos microplásticos, que podemos categorizar como pequenos fragmentos com menos de 5 milímetros e que por ação (ou inação) do ser humano acabam na natureza. Esta, por sua vez, encarrega-se de transportar os microplásticos da terra e dos oceanos para a alta atmosfera.

A concentração de microplástico é de tal forma elevada que por ano caem o equivalente a 120 milhões de garrafas de plástico em espalhadas por 11 áreas protegidas dos Estados Unidos da América. Falamos de uma ordem de 6% do país coberto em plástico!

Ora, estes números avassaladores despertaram a curiosidade de compreender como é que estas partículas estão a modelar o clima. Um estudo publicado na revista Nature em outubro deste ano traz respostas, tanto positivas como menos positivas.

Começando pelas boas notícias, atualmente a percentagem de microplásticos presentes na atmosfera estão a ter um papel positivo ao refletir parte da radiação solar que atinge o planeta. A Terra absorve parte da energia solar e reflete outra parte de volta para o espaço. Laura Revell, principal autora do artigo, constata no mesmo:

Eles [microplásticos] são muito bons a espalhar a luz solar de volta para o espaço, pelo que vemos a influência do arrefencimento a chegar. […] Mas eles também são muito bons a absorver a radiação emitida pela Terra, o que significa que podem contribuir de uma forma muito pequena para o efeito de estufa.

E essa é precisamente a má notícia referente à presença de microplásticos na atmosfera. Com a crescente quantidade de microplásticos no meio ambiente, com partículas tão variadas, é difícil prever o impacto que os mesmos terão no clima a curto, médio e longo prazo. Notemos que desde 1940 que têm sido recolhidas amostras de sedimentos dos oceanos, nas quais se tem verificado o dobro da concentração de microplásticos a cada 15 anos que passam.

Para poder construir um modelo de como os microplásticos afetam o clima, a equipa de investigadores partiu do princípio de que não seria possível replicar a diversidade de plásticos presentes na atmosfera. Não só existem polímeros diferentes, como diversidades de cores e cada partícula alberga um conjunto de bactérias, vírus e algas. Assim, os investigadores basearam o seu modelo em polímeros puros sem pigmentação e assumíram uma composição atmosférica de 100 partículas por metro cúbico de ar. Conectado estes dados a um modelo climático já existente, os investigadores puderam inferir o efeito dos microplásticos no clima.

Pelos dados extraídos, o leve arrefecimento causado pela reflexão de radiação solar cancelaria o leve aquecimento da absorção de radiação solar. Esta afirmação não foi transposta como uma possível explicação para a mudança de temperatura no clima global. Mais ainda, Laura Revell afirma que o leve arrefecimento obtido pela presença dos microplásticos não é bom. Os microplásticos representam perigo para um sem número de ecossistemas, assim como para os nossos próprios corpos.  Outro fator a ter em consideração é o de que o modelo não considerava pigmentação dos microplásticos. Os tons mais escuros absorvem mais radiação, enquanto que os tons mais claros refletem mais. A pigmentação deverá ser um fator a ter em consideração na construção de modelos futuros, visto que à data ainda não é possível inferir a percentagem de pigmentos por cor presentes na atmosfera.

O estudo lança-nos dois dados importantes. Primeiramente, a presença de microplásticos está a afetar o clima. Em segundo lugar, criou uma área de especulação se os mesmos influenciam na formação de nuvens. As nuvens formam-se quando a água penetra em partículas, pelo que surgiu a dúvida se os microplásticos estaríam a agir como núcleos adicionais. E cabe às nuvens também um papel importante na reflexão da radiação solar de volta para o espaço, pelo que a formação de mais nuvens poderia refletir-se num maior arrefecimento do clima.

A autora do estudo e a sua equipa continuarão a fazer mais amostragens microplásticos na atmosfera para alimentar as bases de dados existentes e o modelo de insvestigação. A gestão de produção de plásticos e de resíduos implicam grandes mudanças sociais e políticas na forma como se gerem os microplásticos, pelo que é provável que os mesmos continuem a fragmentar-se no meio ambiente. Nas palavras de Revell, “[As taxas de produção de plástico e de gestão de resíduos] irão produzir mais microplásticos. E esses microplásticos poderão ser carregados pelo vento e exercer uma grande influência no clima”.

Tags: Ciência
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

Não Olhe para Baixo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Old woman hands with a rosary

IA pode fazer nascer novas religiões

2023/03/31

APDC organiza o 32.º Digital Business Congress

2023/03/30

Nokia prepara-se para lançar sua rede 4G para a lua até o final do ano

2023/03/29

Spotify com cara nova

2023/03/29

Lembra-se da “Missão Impossível”? WhatsApp testa envio de mensagens que se autodestroem

2023/03/29

Twitter remove selo azul de todas as contas sem assinatura Blue

2023/03/28

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Conheces as vantagens de um ecrã OLED?

2021/03/03
Dicas

Google dá 10 dicas para otimizar a pesquisa dos portugueses

2022/08/28
Dicas

5 apps que te vão ajudar a ser mais produtivo no regresso às aulas

2021/09/01
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização atualizações chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp xbox Xiaomi YouTube

Recentes

Old woman hands with a rosary

IA pode fazer nascer novas religiões

Março 31, 2023

APDC organiza o 32.º Digital Business Congress

Março 30, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version