A OpenAI lançou uma aplicação iOS para o ChatGPT, e está prometida “para breve” a versão para Android. A app é gratuita, sincroniza o histórico de conversação com a Web e apresenta como novidade a possibilidade de lançar questões e pesquisa por voz, compatível com o modelo de reconhecimento de fala de código aberto da OpenAI, o Whisper. A aplicação funciona em iPhones e iPads e pode ser descarregada na App Store.
Segundo o The Verge a OpenAI lança a app primeiro nos Estados Unidos e depois expande-se para outros países “nas próximas semanas”.
A OpenAI nunca tinha referido a opção de haver uma app móvel, mas, dada a enorme popularidade do ChatGPT, esta apresentou-se como mais uma opção de crescimento. O chatbot de IA foi lançado em novembro passado, e já tinha conquistado 100 milhões de utilizadores até janeiro deste ano.
O menu de boas-vindas da app ChatGPT alerta os utilizadores para não confiar nas respostas do sistema ou partilhar informações confidenciais.
Em fevereiro, a OpenAI lançou uma assinatura premium, por cerca de 20 euros mensais, para a aplicação ChatGPT Plus, que oferece acesso prioritário e respostas geradas usando o modelo de idioma mais recente da empresa, o GPT-4.
Para o Android, a melhor maneira de aceder aos modelos de linguagem da OpenAI no smartphone é usar a aplicação Bing da Microsoft, que oferece acesso ao chatbot da empresa com tecnologia GPT-4. Uma app oficial do ChatGPT acredita-se que impeça que os utilizadores se inscrevam nas inúmeras aplicações de spam e falsas que fingem oferecer acesso ao chatbot no smartphone.
A urgência de lançar este produto não deixou muita margem para detalhar quaisquer esforços em relação a questões de segurança. Tudo o que se sabe é que “à medida que recolhemos feedback do utilizador, estamos comprometidos com melhorias contínuas de recursos e segurança para o ChatGPT”.