Elon Musk prepara-se para fazer anúncios importantes para a Tesla no Dia do Investidor 2023, a 1 de março, quando a marca pode vir a anunciar a chamada Gen.3 ou terceira geração de carros.
Assim como nos eventos anteriores, Austin, no Texas, será o palco escolhido para Musk revelar alguns dos segredos da Tesla e refinar outros aspetos, mas a atenção estará voltada para a necessidade de se conseguir um aumento expressivo de vendas com um novo produto. Como já tem vindo a ser anunciado, a Tesla está a tentar encontrar alternativas que lhe permitam ter um automóvel à venda por cerca de 25 mil euros.
Acredita-se que esse veículo da Tesla pode chegar ao mercado a partir da Gen.3, usando uma arquitetura de menor custo e maior integração com outros produtos da marca. O futuro da Tesla também vai ser abordado, sendo que Musk tem de fazer um esforço para tranquilizar o mercado e os investidores. As garagens da Tesla têm 55 mil carros prontos a circular, mas não vendidos – uma realidade típica de fabricantes tradicionais, mas não na marca californiana. A procura dos veículos elétricos da Tesla diminuiu, apesar da recente redução feita nos preços finais.
Durante a inauguração do Giga Texas em abril de 2022, Musk disse que a Tesla também vai desenvolver um “robotáxi dedicado” que terá um design futurista.
A nova Gen.3 será mais económica e deve exigir metade do esforço de produção, mas os carros também serão, naturalmente, diferentes dos Model 3 e Model Y. A empresa espera que, no tempo que demora a produzir um Model 3, consiga produzir dois veículos na nova plataforma. Em outubro, os executivos da Tesla disseram que a transição para uma nova plataforma só se pode verificar quando for possível reduzir o custo geral de produção, não apenas financeiro, mas também custos de produção.
Fonte: Tesmanian