A Adidas juntou-se à Zound Industries e da parceria resultaram os RPT-02 SOL – os auscultadores on-ear, que podem ser carregados com luz natural, mas também com luz artificial – e pode ser apenas a de presença à noite no quarto.
Segundo o Engadget, a bateria desenvolvida pela marca desportiva aguenta até 80 horas de reprodução contínua, mas, se estiver num local com boa exposição solar, a autonomia pode ser praticamente infinita. Em alternativa, os auscultadores podem, também, ser carregados no tradicional USB-C, demorando duas horas até à carga total.
Para conseguirem carregar por exposição solar estes auscultadores têm na fita de cabeça um material com células de luz chamado Powerfoyle, desenvolvido pela empresa sueca Exeger, que pode ser aplicado em diferentes contextos, desde eletrónica de consumo à estrutura de carros, por exemplo.
Ao contrário dos géneros mais antigos de células solares que precisam de uma fonte forte e constante de luz natural, o Powerfoyle pode carregar em várias condições de luz.
“Construídos em parte a partir de plásticos reciclados e alimentados por luz, os Adidas RPT-02 SOL são auscultadores desportivos autocarregáveis projetados para suportar os desafios diários de um estilo de vida ativo”, disse a Adidas.
Os RPT-02 vão ser colocados à venda a partir da próxima semana, possuem certificação IPX4 – são resistentes a suor e salpicos de água, mas não se pode dizer que sejam à prova de água – são feitos com plástico reciclado na sua estrutura e as almofadas dos ouvidos, bom como a fita interior da cabeça são em nylon, pelo que podem ser removidas para serem lavadas.
Também possuem controlos integrados para alterar músicas ou volume, e também há um indicador que ajuda a encontrar a melhor luz para carregar. Os drivers são de 45 mm e a frequência de resposta é de 20Hz – 20kHz. Finalmente, o preço dos auscultadores: 229 euros.
Fonte: Engadget