Novo carro elétrico pode estar 7 meses sem ir à carga

Portugal vai assistir ao lançamento de um carro e elétrico em novembro que pode estar até sete meses sem ser carregado. A notícia do FreeThink acrescenta, no entanto, o preço, que é muito elevado: 249 mil euros.

O veículo de luxo está equipado com células solares que permitem carregar a bateria enquanto o carro anda (com cerca de 545 quilómetros de autonomia), sem que tenha de estar ligado à corrente. A empresa assegura que essas células solares fornecem até 70 quilómetros diários à bateria havendo boas condições meteorológicas.

Por exemplo, nos climas mais nublados, como nos Países Baixos, uma pessoa que faça 22 quilómetros por dia pode passar dois meses sem ter de carregar o carro. Já quem vive num país mais soalheiro, como Espanha, pode passar até sete meses sem ter de o ligar à corrente.

“Isto é oferecer independência. Ao estacionar o carro ele pode ficar simplesmente ali, a carregar, sem que o dono tenha sequer que pensar mais na carga para o regresso”, brinca Telian Franken, o líder da equipa que desenvolveu o protótipo.


A “assinatura” desta novidade é da startup de veículos elétricos Lightyear que revelou que o primeiro modelo está preparado para a produção em massa e que alguns carros podem ser vistos a circular já a partir de novembro.

“Estamos a tentar fazer a diferença, não para o milionário que pode pagar um carro de 249 mil euros, mas para chegarmos ao ponto em que o cidadão comum pode comprar um veículo sustentável e confiável que ganha em todos os pontos a um econobox (carro barato e que gasta pouco combustível) que se pode comprar em qualquer altura”, descreve Telian Franken.

A notícia deste lançamento é, por certo, bem-vinda porque um dos problemas mais frequentemente apontados nos veículos elétricos é a falta de autonomia, a demora no carregamento e a falta de estações para se carregar.

Exit mobile version