Manter-se a par das novidades que o sistema operativo da Google recebe pode ser um desafio, dada a variedade de actualizações que são lançadas, como os patches de segurança, as actualizações do sistema Google Play e as actualizações puras do Android. A gigante dos motores de busca segue dois programas distintos: o Android Feature Drop e o Pixel Feature Drop, este último exclusivo para os Google Pixel.
Na semana passada, recebemos novidades do primeiro programa com a actualização de Android de Novembro, enquanto os telefones da Google aguardam a Android 14 QPR1 para este novo mês. Contudo, na referida actualização que conhecemos na semana passada, estreou-se uma característica bastante útil centrada nas chamadas.
É inegável que o Android é universal e feito para todos, sem exclusões. As funções de acessibilidade permitem que qualquer utilizador use o seu telefone com certas ajudas, como o TalkBack, a ampliação com lupa, e outras características como o Voice Access (que permite controlar o nosso dispositivo apenas com a voz).
Recentemente, uma nova função foi anunciada durante o lançamento do Android Feature Drop de Novembro, passando curiosamente despercebida. Trata-se da possibilidade de responder a chamadas através de texto, útil para todos os tipos de utilizadores. Embora possa soar semelhante ao que a Samsung propõe com o Bixby e seja uma novidade para o Android, já estava presente nos telemóveis da Google.
Esta função é um impulso significativo para os ajustes de acessibilidade, permitindo que pessoas com problemas de fala interajam através das tradicionais chamadas. No entanto, também pode ser útil para qualquer utilizador que esteja num ambiente ruidoso.
A Google promoveu-a com o slogan “fazer chamadas telefónicas sem falar”, pois o seu funcionamento proporciona precisamente isso: ver subtítulos em tempo real do outro interlocutor, e para responder, escreveremos a mensagem em texto. Posteriormente, a nossa mensagem será lida com uma das vozes da Google.
No entanto, a empresa com sede em Mountain View confirmou que não haverá possibilidade de tradução, pelo que se reserva a comunicações no mesmo idioma. Quanto às línguas compatíveis, a Google não deu detalhes, nem sobre os dispositivos que poderão usufruir desta função.
Se olharmos para as notas da Google, podemos ver que está disponível apenas para a família Pixel 6 (incluindo o Pixel 6a e o Pixel Fold). No entanto, espera-se que chegue a outros telemóveis Android por ser parte de um Android Feature Drop.
Para aqueles que têm um dispositivo compatível (difícil de saber sem verificar), devem descarregar a app Android Accessibility Suite da Google Play Store. Depois, devem ir a Definições > Subtítulos automáticos > Escrever respostas durante as chamadas para tirar partido desta função.
Embora esteja actualmente disponível apenas para a família Pixel 6, espera-se que seja lançada para outros dispositivos Android no futuro. Na minha opinião, esta é uma inovação bem-vinda que torna a tecnologia mais inclusiva e acessível a todos.
Fonte: Zdnet