A Google quer resolver o eterno problema das reuniões que poderiam ser e-mails poupando tempo e cansaço a todos os envolvidos.
A gigante da tecnologia anunciou que o seu Duet AI vai trabalhar com o Google Meet, o serviço de chat por vídeo, para tornar as reuniões “menos cansativas e mais gratificantes”, noticia o Independent.
Graças ao novo recurso “atender por mim”, o utilizador pode permitir que a IA participe em reuniões em seu nome, transmitindo a sua mensagem e garantindo que a pessoa recebe um resumo no final do encontro.
Além disso, o Duet AI no Google Meet também vai ajudar a garantir que a pessoa aparece no ecrã com melhor aspeto, graças às ferramentas de som e luz que, agora, foram melhorados com a introdução da Inteligência Artificial.
Para os restantes participantes que entraram na sala de conferência, a IA cria blocos dinâmicos usando deteção facial, para que as outras pessoas não pareçam distantes e desfocadas.
Por fim, a Google também vai lançar legendas traduzidas automaticamente para 18 idiomas, para que o Meet possa detecar automaticamente quando outro idioma está a ser falado e exibir a tradução em tempo real.
Deixa, também, de ser necessário um secretariado para fazer anotações, uma vez que o resumo gerado automaticamente de uma reunião é enviado aos participantes quando a reunião terminar. E se alguém chegar atrasado a uma reunião, poderá ver um “resumo até agora” que o vai manter atualizado face a tudo o que já ali aconteceu.
As novas funcionalidades fazem parte de uma série de atualizações sobre o seu companheiro com tecnologia de IA, Duet AI, que vai ficar disponível para utilizadores do Workspace, auxiliando-os em várias tarefas em reuniões, documentos, Google Chat e muito mais.
Por exemplo, quem tiver o Gmail com Duet AI vai ter acesso ao botão “Ajude-me a escrever” que ajuda a compor textos. O Duet AI para Google Workspace agora está disponível para utilizadores com uma opção de avaliação gratuita.