Um funcionário da Microsoft anunciou (acidentalmente?) que o Notepad no Windows 11 vai passar a ter uma vista por abas – semelhante aos navegadores de internet. O anúncio e a respetiva fotografia que o acompanhava foram rapidamente removidos do Twitter, mas já tinham sido captados pelos fãs que espalharam a novidade.
De acordo com o Windows Central, a captura de ecrã, que mostra uma versão do bloco de notas, tinha um aviso na parte superior que dizia “não comente este novo recurso nem faça capturas de ecrã”. Essa regra claramente não foi respeitada por este gestor de produto sénior da Microsoft.
A imagem indicia que a funcionalidade está a ser testada internamente na Microsoft, mas o anúncio precipitado parece indicar que os separadores podem chegar aos utilizadores Windows Insiders algures em 2023.
Esta interface por abas pode ser um campo a explorar pela Microsoft: já este ano a empresa lançou esta visualização ao Explorador de Ficheiros e, há algum tempo, tinha começado a testar as tabs em várias apps do Windows 10 através dos Sets, projeto que, entretanto, foi descontinuado.
Assim como noutros programas que as utilizam, este recurso permitirá que os utilizadores tenham vários arquivos abertos na mesma janela, podendo intercalar entre cada um clicando na guia na parte superior do ecrã.
Com as guias agora disponíveis no Explorador de Arquivos e no Bloco de Notas aparentemente configuradas para recebê-los, parece que a Microsoft está, pouco a pouco, a adicionar o recurso a várias aplicações do Windows. Não é de surpreender se virmos mais guias nos programas do Windows 11 nos próximos meses.
Ainda não está claro quando a Microsoft lançará oficialmente a nova app do Bloco de Notas, embora o Windows Central diga que é provável que seja anunciado em pré-visualização nas “próximas semanas” para o programa de teste de software aberto da empresa, o Windows Insiders. Quando contactada para comentar pela PC Mag, a Microsoft não respondeu imediatamente.
Fonte: PC Mag