Depois de ter anunciado o encerramento das lojas digitais da Nintendo 3DS e Wii U no ano passado, a Nintendo decidiu agora dar o golpe final, anunciando o fim dos serviços online para estas consolas.
De acordo com um comunicado publicado no site da Nintendo, a partir de inícios de abril de 2024, o jogo online e outras funções que requerem comunicação online deixarão de estar disponíveis para os programas da Nintendo 3DS e Wii U. Isto inclui também o jogo cooperativo online, as classificações na internet e a distribuição de dados.
A nova medida afeta os serviços online da Nintendo 3DS, os “programas exclusivos” da New Nintendo 3DS e Wii U. A Nintendo não forneceu uma data exata para o encerramento, simplesmente indicou que seria no início de abril de 2024 e que anunciarão a data e hora específicas mais tarde. No entanto, a marca garante que “se ocorrer uma situação que dificulte a continuação dos serviços online para os programas da Nintendo 3DS e Wii U, é possível que esses serviços deixem de estar disponíveis antes do previsto”.
Após o encerramento resta o modo offline para aqueles jogos que o tenham. As consolas continuarão a ser funcionais, mas após o encerramento da loja e o fim do modo online, a verdade é que obter jogos e aproveitá-los ao máximo se torna mais complicado. Sempre restará o mercado de segunda mão e os jogos single-player.
A Nintendo afirma que o encerramento dos serviços online afetará todos os programas da Nintendo 3DS e Wii U, mas há “certas exceções” de programas de “outros distribuidores” que talvez continuem a funcionar. No entanto, a Nintendo não forneceu mais informações a este respeito. A única coisa que o utilizador pode fazer é contactar os distribuidores para obter mais informações, se assim o desejarem.
Uma dessas exceções é o Banco de Pokémon, que serve para passar os Pokémon de uns jogos para outros (e além disso é um serviço pago). Também continuará a ser possível usar o StreetPass, pois usa comunicação local entre as consolas Nintendo 3DS, mas não o SpotPass, que requer ligação à Internet. Da mesma forma, “continuará a ser possível descarregar dados de atualização e descarregar novamente programas adquiridos anteriormente e conteúdo descarregável da Nintendo eShop”, conclui a Nintendo.
Este anúncio é mais um passo no caminho para o fim completo destas consolas, que marcaram uma era na história dos videojogos.
Fonte: Game Is Hard