A questão da lixo espacial tem vindo a ganhar importância ano após ano. Hoje, o céu está repleto de satélites, muitos dos quais são da SpaceX, a empresa aeroespacial de Elon Musk. Apesar destes satélites serem úteis, quando deixam de operar, normalmente ficam em órbita, completamente ignorados, contribuindo para o problema do lixo espacial. A Space X nega qualquer risco e defende que os seus satélites que transmitem a Internet são especificamente concebidos para cair rotineiramente da órbita terrestre baixa e queimar completamente na reentrada.
Agora, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) lançou um aviso preocupante: em 2035, o risco de um satélite cair na Terra sem se desintegrar completamente pode causar danos fatais em pessoas, chegando mesmo a matá-las. Dentro de 10 anos, a probabilidade de um satélite cair e causar danos humanos é de 0,6%, o que significa que isso poderia acontecer uma vez a cada dois anos.
Este risco surge devido ao uso massivo de tecnologias de satélites, que está a aumentar o número destes pequenos objetos que rodeiam o nosso planeta. Além disso, o risco de um satélite colidir com um avião também está a aumentar, o que poderia resultar em centenas de perdas humanas.
A preocupação com o lixo espacial não é nova, mas está a tornar-se cada vez mais alarmante. É necessário que haja uma regulação adequada sobre estas questões. No entanto, parece que as grandes empresas envolvidas, incluindo a SpaceX de Elon Musk, que ainda tem planos para lançar milhares de satélites, não estão dispostas a fazer o que quer que seja para resolver o problema.
Os pontos chave desta questão são:
– A advertência vem da FAA, uma autoridade no assunto, que se encarrega da segurança do espaço aéreo americano;
– Prevê-se que a partir de 2035, uma pessoa morrerá ou será ferida a cada dois anos devido à queda destes dispositivos tecnológicos;
– O nível de lixo espacial atingiu um ponto crítico e continuará a aumentar se a situação se mantiver;
– A SpaceX e Elon Musk poderiam ser em grande parte responsáveis por este problema, devido ao lançamento de milhares de satélites;
– O problema poderia também resultar na destruição de aviões, com o consequente elevado custo em vidas humanas.
Será necessário, advertem os especialistas, que as diferentes empresas e nações que utilizam o espaço para os seus fins cheguem a um acordo e lancem algum tipo de projeto para limpar o espaço e evitar que os satélites representem um problema para a segurança no futuro. As empresas e nações que utilizam o espaço para os seus fins devem assumir a responsabilidade e tomar medidas para limpar o espaço. A tecnologia espacial tem o potencial de nos levar ao futuro, mas também tem o potencial de nos colocar em perigo se não for gerida de forma responsável.
Fonte: AVWeb