A Microsoft Corp está a trabalhar para lançar uma versão do seu mecanismo de busca Bing usando o mesmo referencial de inteligência artificial que está por detrás do chatbot ChatGPT, lançado pela OpenAI. A informação foi divulgada pela Reuters que tem declarações de dois profissionais envolvidos nesta missão.
A Microsoft pode lançar o novo recurso antes do final de março e espera desafiar o mecanismo de busca da Google, propriedade da Alphabet. Já no ano passado a empresa tinha dito que planeava integrar o software de geração de imagens da OpenAI, DALL-E 2, ao Bing. Em 2019, a Microsoft apoiou a empresa de inteligência artificial OpenAI, com sede em São Francisco, na Califórnia. As duas formaram uma parceria de vários anos para desenvolver tecnologias de supercomputação de inteligência artificial no serviço na cloud Azure da Microsoft.
“Reforçámos a nossa parceria com a OpenAI por uma ambição partilhada de promover com responsabilidade a pesquisa de ponta em IA e democratizar a IA como uma nova plataforma de tecnologia”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella.
A OpenAI é considerada pelos especialistas um dos três principais laboratórios de IA do mundo, e a empresa desenvolveu um software de IA para jogos que pode derrotar humanos em videojogos como o Dota 2. No entanto, é indiscutível que recebeu mais atenção pelo seu gerador de texto de IA GPT-3 e pelo seu peculiar gerador de imagens AI Dall-E.
O ChatGPT gera texto automaticamente com base em solicitações escritas de uma forma muito mais avançada e criativa do que os chatbots de 2021. O software estreou no final de novembro e rapidamente se tornou uma sensação viral quando executivos de tecnologia e capitalistas de risco falaram sobre ele no Twitter, comparando-o, ao nível do impacto mundial, à estreia do iPhone pela Apple em 2007.
A tecnologia também chamou a atenção dos executivos do Google, que disseram recentemente numa reunião geral que, embora a Google tenha recursos semelhantes de IA, a sua reputação pode ser prejudicada se avançar muito rapidamente na tecnologia de conversa com IA.
Os fundadores da OpenAI incluem Sam Altman, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, Greg Brockman, Ilya Sutskever, Wojciech Zaremba e John Schulman.
Fonte: Reuters