Depois da parceria estabelecida com a OpenAI, a Microsoft disponibilizou o serviço Azure OpenAI.
Através deste serviço, mais organizações podem ter acesso aos modelos de IA mais avançados do mundo, incluindo GPT-3.5, Codex e DALL•E 2 – através dos recursos de nível empresarial e otimizados para IA do Microsoft Azure.
Para o público em geral a grande novidade é que, em breve, também se poderá aceder ao ChatGPT, uma versão adaptada do GPT-3.5 que tem sido desenvolvida e treinada na infraestrutura de IA do Azure, precisamente através deste serviço Azure OpenAI.
Eric Boyd Corporate, Vice-Presidente da AI Platform da Microsoft, considera, em nota enviada à imprensa, que os modelos massivos de linguagem estão a tornar-se numa ferramenta essencial para pessoas e empresas inovarem, aplicarem Inteligência Artificial (IA) e moldarem o futuro: “o ritmo de inovação na comunidade de IA está a avançar a uma velocidade relâmpago. Estamos confiantes na qualidade dos modelos de IA que hoje utilizamos e oferecemos aos clientes, e acreditamos firmemente que darão às empresas e às pessoas o poder de inovar de formas inteiramente novas e estimulantes”.
Organizações de vários setores e diferentes dimensões estão a utilizar o serviço Azure OpenAI para auxiliar na criação de conteúdo que apoie a compatibilidade entre os produtos e clientes, fazer tickets de apoio a clientes e melhorar a obtenção de dados através de pesquisa.
Atualmente, o Azure é a única cloud pública global que disponibiliza supercomputadores de IA com recursos combinados de escalabilidade vertical e horizontal. Este é o mesmo serviço de produção que a Microsoft usa para potenciar os seus próprios produtos, incluindo o GitHub Copilot, um co-programador de IA que apoia na escrita de código; o Power BI, que aproveita a linguagem natural com tecnologia GPT-3 para gerar automaticamente fórmulas e expressões DAX e o recém anunciado Microsoft Designer, que ajuda os criadores a gerar conteúdo gráfico de qualidade através de linguagem natural.