A Microsoft está, finalmente, a revelar mais detalhes sobre como o sistema UUP – Unified Update Platform vai funcionar. De acordo com a Neowin, em meados de 2016 a Microsoft tinha abordado a ideia de criar uma plataforma adaptada para o ecossistema do Windows que iria facilitar a atualização quer do sistema, quer das suas apps.
A Microsoft tinha a intenção de criar um sistema que pudesse ter atualizações mais rápidas para os utilizadores, reduzindo o tamanho das mesmas, e tornando o processo consideravelmente mais simples e rápido. Este novo processo resultaria em atualizações mais seguras para a generalidade dos dispositivos.
Os utilizadores que estejam em versões comerciais do Windows deverão começar a receber a novidade durante os próximos meses, permitindo que as atualizações dos sistemas sejam fornecidas de forma mais consistente para o sistema, e reduzindo o número de vezes que o computador teria de reiniciar até estabilizar. Por enquanto a novidade estará disponível apenas para utilizadores com versões comerciais do Windows, mas espera-se que o sistema do UUP venha a ser integrado em todas as versões do sistema operativo durante o próximo ano.
Para já são os utilizadores do Windows 10 que estão a receber uma atualização do sistema. A versão 22H2 não tem grandes novidades, mas mostra o compromisso da empresa em atender às necessidades de quem ainda usa o Sistema Operativo mais antigo. O foco da atualização, segundo a empresa, é “melhorar a qualidade, produtividade e a segurança” dos utilizadores. Esta atualização está a ser disponibilizada gradualmente.
De destacar, nesta atualização, a nova seção “Favoritos” onde podem ficar fixados os arquivos utilizados com mais frequência. Outra novidade são as “Ações Sugeridas”, que oferecem opções para criar eventos no calendário caso o Windows identifique uma data futura numa mensagem, por exemplo.
Para quem ainda usa o Windows 10, mas tem um dispositivo compatível com o 11, a Microsoft informou que a versão mais recente do sistema também será oferecida em paralelo.