A versão beta do navegador Edge v117 da Microsoft, lançou algumas funcionalidades que provavelmente nunca imaginámos que existiam, como o Math Solver e Citations Picture Dictionary, Citations, Grammar Tools e Kids Mode, mas vão desaparecer antes de verem “a luz do dia”. A nova versão está atualmente em beta e com previsão de estabilização a 14 de setembro. A notícia está desenvolvida no The Verge.
A Microsoft mencionou anteriormente a “descontinuação” desses recursos nas suas últimas notas de lançamento do canal beta em 25 de agosto. A empresa explica que o motivo é “melhorar a experiência do utilizador final e simplificar o menu “Mais Ferramentas”.
À medida que a Microsoft tenta fazer com que mais pessoas usem o seu navegador Edge, em vez do navegador mais popular Google Chrome, a empresa tenta encontrar uma maneira de se diferenciar. Por vezes, funcionalidades extra são considerados desnecessárias, como foi o caso da lista acima testada, mas não aprovada. Por certo a Microsoft está a procurar aliviar a carga doutras áreas do Edge, como ferramentas para pais e académicos, à medida que continua a afundar nos principais recursos de IA e ferramentas de compras. Alguns desses recursos também existem fora do Edge, como o Math Solver, que está disponível como aplicação para Android e iOS.
Talvez o recurso cuja perda mais se lamenta seja o Kids Mode, anunciado em 2021. Este permitiu que os pais definissem alguns controlos sobre o que os seus filhos poderiam fazer no navegador, como aumentar a proteção de rastreamento e definir o SafeSearch para os seus níveis mais altos. Também tinha alguns temas personalizados baseados em personagens de filmes populares, como “Finding Nemo”, da Pixar.
O novo Microsoft Edge já existe há alguns anos e, nesse período, consolidou-se como uma opção sólida de navegador.
Fonte: The Verge