A Microsoft deixou de fazer jogos próprios para as consolas Xbox One mais antigas. Não vale a pena esperar que nenhum jogo futuro da Xbox, como Forza ou Fable, venha a ser lançado nas consolas mais antigas.
O chefe do estúdio de jogos da Xbox, Matt Booty, confirmou que a empresa deixou de desenvolver jogos próprios para as Xbox One mais antigas, explicando que a Microsoft “mudou” a máquina da geração anterior e agora está focada no Xbox Series X/S. Este é mais um sinal de que as consolas antigas estão a ser deixadas para trás após um período de transição mais longo do que o normal.
Lançada há quase uma década, em novembro de 2013, a Xbox One teve um lançamento difícil com o surgimento de muitas piadas sobre o seu tamanho, falta de jogos, preço elevado, a obrigatoriedade de estar sempre online ou controlos de movimento do Kinect. A longo prazo, graças ao serviço de assinatura Game Pass da Xbox e ao lançamento da mais poderosa Xbox One X, a consola solidificou a sua existência e começou a aumentar a sua legião de fãs. Mas, na verdade, nunca foi realmente uma concorrente séria da PlayStation 4 da Sony, uma vez que esta consola vendeu duas vezes mais do que a Xbox One. Agora, quase 10 anos após a sua estreia, a Microsoft está a deixá-la reformar-se, passando a concentrar-se inteiramente nas suas máquinas de geração atual.
Booty acrescentou que não há qualquer equipa interna dos Xbox Game Studios a trabalhar em novos jogos para a Xbox One, sendo que o que ainda existe é um grupo de profissionais a dar assistência técnica aos aparelhos.
Booty observou que a Microsoft não está a abandonar completamente a antiga consola e os seus proprietários, explicando que os jogos do Xbox Series X/S são tecnicamente jogáveis no Xbox One via streaming. “É assim que vamos manter o suporte”, disse Booty.
Fonte: Videogames Chronicle