A Microsoft anunciou as três equipas finalistas do Hackaton, na Campus Party da Imagine Cup. O primeiro finalista foi o Projeto Tupi Guarani, que usa técnicas de gamificação para que crianças indígenas possam aprender a língua do seu povo de origem e também manter viva a sua cultura.
Mais de 100 estudantes participaram nesta edição da Campus Party ao longo de 36 horas. O objetivo era desenvolver soluções de tecnologia para transformar a aprendizagem. Durante o Hackathon, os grupos compostos por um máximo de cinco alunos e alunas fizeram uma pesquisa sobre um problema a ser resolvido, desenvolveram um modelo de negócio e protótipos de aplicações com o apoio de mentores e facilitadores da Microsoft e da Campus Party.
O projeto Tupi Guarani nasceu a partir do software Constructor da Microsoft. Na app criada no Hackaton professores de escolas indígenas poderão desenvolver atividades como o jogo da memória, para propor atividades que farão os alunos praticar o idioma local e aprender mais sobre a cultura local.
“Aprender é algo mágico. Precisamos voltar a conectar os estudantes com essa magia, levá-los a redescobrir esse prazer. O uso de recursos de tecnologia para a aprendizagem traz-nos essa possibilidade. Com recursos de tecnologia, adoção de metodologias ativas e o professor a assumir o papel de facilitador no processo de aprendizagem de cada aluno, podemos transformar a educação”, disse Vera Cabral, diretora de Skilling-Educação da Microsoft Brasil.
O segundo finalista foi o projeto Weduck, uma plataforma que, com recurso a inteligência artificial, identifica lacunas de aprendizagem dos estudantes e indica novos caminhos para que possam reforçar os seus estudos e superar essas dificuldades.
O terceiro finalista propôs soluções educacionais inclusivas, que podem ser adaptadas a plataformas de aprendizagem voltadas a estudantes com deficiência auditiva, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Há 21 anos que a Microsoft promove a Imagine Cup, uma competição global de tecnologia entre estudantes do mundo inteiro, a partir dos 16 anos, que estejam matriculados no Ensino Médio, Técnico ou Superior. As inscrições para a próxima edição já estão a decorrer até 15 de janeiro no site.
Fonte: Microsoft