Mark Zuckerberg anunciou oficialmente o lançamento do Meta Quest Pro, um novo headset e o mais avançado em matéria de realidade virtual. O anúncio foi feito durante a conferência anual Meta Connect 2022.
O Meta Quest Pro é colocado à venda a 25 de outubro, por um preço que começa nos 1.799,00 euros, embora já seja possível fazer uma pré-reserva do Quest Pro.
Trata-se do primeiro dispositivo de uma linha de ponta da Meta, com recursos inovadores, como sensores de alta resolução para experiências robustas da chamada realidade mista, ecrãs LCD para visuais nítidos, um design completamente novo e mais elegante, além de rastreio e expressões faciais naturais para refletirem melhor o utilizador no avatar. O headset inclui os comandos Meta Quest Touch Pro, carregador e os complementos stylus tips e partial light blockers.
“A principal razão de estarmos aqui neste espaço é porque achamos que a RV pode ser muito poderosa para a conexão social, e com o Quest Pro queremos trazer mais deste poder para o ambiente de trabalho, onde a Microsoft já tem alguns produtos incrivelmente bem-sucedidos no mercado”, disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta que, para o metaverso, conta com parcerias com CEO da Microsoft, Satya Nadella, e CEO da Accenture, Julie Swee. Daqui vão resultar experiências de reunião imersiva do Microsoft Teams para a Meta Quest, Microsoft Windows 365 para Meta Quest, experiências de aplicações do Microsoft 365 para Quest, integração do Microsoft Teams/Workrooms, Meta Avatars no Microsoft Teams e suporte para Microsoft Intune e Azure Active Directory para Quest.
Como a Meta já tinha confirmado, o Quest Pro foi projetado para trabalho, não para jogos. Ainda assim sabe-se que o Quest Pro é compatível com aplicações e jogos do Quest 2.
O Quest Pro tem 37% mais pixels por polegada e 10% mais pixels por grau do que o Meta Quest 2. O design do Quest Pro é mais fino e compacto quando comparado com o Quest 2. A Meta afirma ser o “dispositivo VR mais fino e equilibrado alguma vez feito”.