Matrix é um franchise de filmes que dispensa apresentação. O primeiro filme, estreado em 1999, foi revolucionário na categoria de ficção científica e efeitos especiais.
Além disso, os temas explorados no filme continuam a ser debatidos até hoje como identidade, realidade virtual, inteligência artificial, conceito de Messias (salvador da humanidade) e o eterno conflito entre o Homem e a tecnologia, de sua criação.
Os seguintes resumos contêm spoilers sobre a história. É preferível que vejas os filmes primeiro.
A história resumida de Matrix (1999)
A Matrix (ou Matriz, traduzindo diretamente) é uma realidade virtual criada por inteligências artificiais. Esta realidade tem como objetivo aprisionar os humanos num estado de transe, vivendo vidas quotidianas. Sob o efeito deste estado, os humanos são cultivados por energia para alimentar as inteligências.
No universo dos filmes, esta escravatura da raça humana ocorreu entre os séculos 21 e 22, após as inteligências artificiais evoluírem até nos dominar.
Entretanto, um pequeno grupo de humanos continua a resistir às máquinas, à semelhança do mundo pós-apocalíptico do Exterminador. Os filmes contam então a saga dos humanos a tentar libertar a humanidade de uma vez por todas e eliminar a ameaça tecnológica que os aprisionou.
Neo e a sua jornada
Thomas A. Anderson (apelidado eventualmente de Neo, interpretado por Keanu Reeves), é um jovem programador que tem a sua vida virada do avesso quando lhe é revelada a verdade sobre a sua existência. Essa verdade é exposta pelos rebeldes Morpheus (Lawrence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss).
É aqui que ocorre a famosa cena onde Morpheus oferece os comprimidos coloridos a Neo. O azul permite-lhe continuar no mundo de ilusão, o vermelho irá acordá-lo para a realidade, saíndo da Matrix.
Neo faz a sua escolha, acabando por cumprir uma profecia, que prevê o programador como salvador da humanidade. Entretanto, Neo e a equipa de rebeldes terão que lidar com o “antivírus” das máquinas: o infame Agente Smith, interpretado por Hugo Weaving.
Matrix Reloaded (2003)
(ALERTA SPOILER)
Na continuação da aventura, Trinity, Morpheus e Neo juntam-se numa missão de ir a Zion, a última cidade humana onde os humanos são livres, localizada no subsolo do planeta Terra.
Entretanto, o agente Smith vira-se contra a Matrix, transformando-se num perigoso vírus que persegue incessamente a equipa de rebeldes. Eventualmente, Neo chega ao núcleo da Matrix e encontrar o seu criador. O mesmo dá-lhe duas opções: reiniciar o programa ou continuar com a luta entre humanos e máquinas.
Matrix Revolutions (2003)
Ainda no mesmo ano, Matrix Revolutions foi lançado, recebendo críticas negativas pela maioria do público. Este capítulo tentou encerrar a saga, onde Neo e os últimos resistentes humanos travam a derradeira batalha contra o agente Smith, que pretende destruir ambos os mundos.
Durante a batalha épica, Trinity morre para desgosto do seu amor, Neo. A Matrix acaba por ser reiniciada, dando origem a uma nova simulação. Neo sacrifica a sua vida no processo.
O que esperar de Matrix Resurrections?
Um dos trailers do filme mostra Neo a ser atormentado por sonhos e visões do passado. O trailer parece sugerir que Neo ainda está sob algum tipo de ilusão e a mesma está a sofrer falhas.
Matrix Resurrections poderá seguir uma de duas vias: concluir esta história de uma vez por todas ou dar ainda mais continuidade à saga.
Qual é a tua opinião? Já foste ver o filme? Se não, quais são as tuas expetativas? Diz-nos nos comentários, mas mantém-nos livres de spoilers!