A Google vai encerrar o Google Duplex na Web. “Duplex” é a marca registada da Google para IA que executa “tarefas simples, mas familiares, que ajudam a poupar tempo”. A marca existe em dois produtos: este recurso “web” e um recurso do Google Voz representando IA humana, que ainda está a funcionar.
Esta versão do Duplex – on the Web – era um recurso do Google Assistant, lançado em 2019, que podia navegar de forma autónoma em sites, fazer compras em seu nome, tratar de um bilhete para um concerto ou até do check-in para uma viagem. Apesar de poder parecer útil, não era um recurso muito popular, e talvez por isso a Google tenha decido encerrá-lo.
A página de suporte da Google afirma que “o Duplex na Web está obsoleto e deixa de ter suporte a partir do final deste mês. Quaisquer recursos de automação ativados pelo Duplex na Web deixam de funcionar após esta data”.
Além do eterno problema da descoberta por parte dos utilizadores, não está claro se este recurso resolveu um problema real. Não é propriamente a tarefa mais difícil ou demorada do mundo comprar algo online ou fazer check-in para um voo porque as empresas já estão a tentar tornar esses passos o mais simples possível.
Um porta-voz da Google disse que a descontinuidade da ferramenta está ligada à resposta que a empresa tem estado a dar aos utilizadores e desenvolvedores em relação à popularidade e melhorias do recurso.
“Até o final deste ano, desativaremos o Duplex na Web e vamos concentrar-nos totalmente em fazer avanços de IA para a tecnologia de voz Duplex, que ajuda mais as pessoas no dia-a-dia”, esclareceu, sem esconder que a Google também tem vindo a reduzir custos e a eliminar recursos humanos, especialmente no que diz respeito a dispositivos de terceiros.
Fonte: Tech Crunch