Os novos MacBook Pro e Mac Mini equipados com os inéditos M2 Pro e M2 Max têm um desempenho do SSD mais lento que os seus antecessores.
Diversos testes mostram que os lançamentos da Apple apresentam menores taxas de transferência face à geração anterior, em virtude da mesma decisão que atrasou o desempenho do MacBook Air M2: o uso de um número reduzido de memórias.
Apesar de não serem revolucionários como a primeira geração de máquinas com Apple Silicon, os recém-anunciados MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, além do Mac Mini 2023, chamaram atenção pela introdução dos chips M2 Pro e M2 Max, mais robustos que a primeira geração de processadores da Maçã.
Quando comparados com os seus antecessores, ambos apresentaram ganhos médios de 20% em CPU e 30% em GPU, além de uma considerável melhoria na rapidez da renderização de vídeos. No entanto, quem adquirir a versão base de uma dessas novidades vai perceber que o armazenamento SSD utilizado pela Apple é mais lento até 50% que o dos MacBook Pro e Mac Mini com M1. Em causa pode estar o uso de apenas um módulo de armazenamento, em vez de dois ou mais.
Com os dispositivos munidos do M2, M2 Pro e M2 Max, a situação foi modificada: memórias NAND mais densas foram usadas, levando a Apple a reduzir a quantidade de chips instalados para apenas um.
Quem procura as velocidades de SSD mais rápidas deve configurar o seu M2 Mac Mini com pelo menos 512 GB de armazenamento para evitar esse problema. Um SSD mais lento pode afetar as velocidades de transferência de arquivos, e o desempenho geral também pode sofrer um leve impacto, já que os Macs usam temporariamente o espaço do SSD como memória virtual quando a RAM física é totalmente usada.
Nenhum dos testes chegou a avaliar o MacBook Pro de 16 polegadas, mas é provável que a máquina maior também se encontre numa situação semelhante na sua vertente mais básica.
De salientar que esta situação não invalida totalmente os ganhos de desempenho dos novos processadores, e no caso dos utilizadores profissionais, estas versões são muito bem-vindas.
Fonte: Mac Rumors