Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

Long-Term Review: A vida com um Kobo Clara HD

Diogo Simões por Diogo Simões
30/03/2021
em Notícias, Reviews, Todos os artigos
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

Numa altura onde a poupança e espaço de arrumação são fatores da mesma equação, começar a usar um e-reader foi uma decisão fácil. Mas como se comporta este dispositivo após dois anos de uso? Valerá o seu valor de 129,99€?

Especificações e Design

Estamos perante um segmento de mercado cujas linhas de desenho são praticamente idênticas. Tirando a Sony que procura que os seus produtos tenham a aparência e funcionalidades de “uma folha de papel”, um e-reader da Kobo, Amazon ou Xiaomi consegue ter os mesmos contornos.

Com uma construção plástica robusta e com pormenores que torna a aderência à mão humana mais fácil, o meu Kobo Clara HD tem o formato e tamanho ideal para me caber facilmente num bolso de calças ou casaco. O seu ecrã HD de 6 polegadas esconde uma memória de 8GB, possibilitando levar comigo cerca de 6000 livros.

Mesmo que este modelo não disponha de resistência à água, o seu formato compacto possibilita um conforto de leitura sem igual, alimentado por um software que melhora a cada atualização.

O software diz tudo

Quando me integrei no universo dos e-readers não tinha grande experiência ou tato do que queria e do como o queria. Atualmente isto não poderia ser mais diferente e muito por conta do trabalho que a Kobo tem vindo a desenvolver.

Esta experiência de utilização tem-se vindo a aprimorar desde o ano passado, onde a Kobo decidiu dar uma repaginada total à sua interface de utilização, dando modernidade e exclusividade a uma gama de produtos cujo o seu único propósito é o ler. Não é de esperar assim que, após estas melhorias visuais, a Kobo tenha dado ao utilizador novas capacidades e acessibilidades, como no campo das notas e melhor capacidade de anotar, mostrar livros de uma mesma série e numerados, melhor capacidade e velocidade na hora de abrir e ler PDFs e guardar palavras num dicionário pessoal.

Mas um e-reader da Kobo serve realmente só para ler? Não, podem usar um navegador de internet e ainda jogar jogos clássicos, como o Solitário ou Sudoku. Tudo isto ativado por meio do código “devmodeon” nas definições.

Como é que isto se traduz na leitura?

Reparem, nem tudo é ótimo num dispositivo destes. Só o simples facto de o ligar pode demorar perto de meio minuto, mas, em contrapartida, a bateria e dura perto de três semanas e a personalização que todo o dispositivo permite torna tudo especial. Não é só personalizar o tipo de letra, mas o seu tamanho, o espaçamento, a luminosidade do ecrã e ainda o filtro de luz azul. Fatores importantes quando a saúde ocular é, para muitos, fator de fadiga ou desconforto.

Ao aliar este fator à poupança significativa dos livros em formato e-book, estamos perante um investimento que se irá tornar benéfico a longo prazo. A ajudar a isto encontramos a loja da Kobo, com cada vez mais editoras portuguesas a lançarem lá. A ajudar temos ainda a loja online da Bertrand e editoras que, com loja própria, possibilitam a descarga imediata do e-book. Após descarregar basta usar o programa Adobe Digital Editions para validar o certificado antiplágio para que o possamos ler.

Existe algo realmente negativo com esta experiência?

Como vos disse, visto que estamos perante um produto cuja função é a de ler livros, torna-se difícil o seu propósito não ser alcançado. E, com um suporte que me parece melhorado no final do ano passado, torna-se cada vez mais prazeroso ler num e-reader. Especialmente nas alturas em que a luminosidade exterior é parca e o ecrã e-ink do dispositivo ilumina todo um novo mundo.

Existe espaço para melhora? Sim, sem dúvida. Era expetável que a Kobo, por esta altura, tivesse a sua comunidade operacional (como indicou), ou que fosse possível aceder facilmente por um computador ou telemóvel às passagens que guardamos e as pudéssemos partilhar. São pormenores, sim, mas que fariam a diferença na hora de promover a leitura.

Tags: ReviewsTecnologia
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

Fica a saber o que muda nas compras online a partir de 1 de julho

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

2023/09/20

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

2023/09/18

Google vai integrar comunicações por Satélite

2023/09/17

Zoom reverte política que permitia treinar IA em dados de clientes

2023/09/16
--FILE--Young Chinese students use tablet PCs during a class at a middle school in Chuzhou city, east China's Anhui province, 1 May 2018.

The number of Chinese Internet-based learners has reached 144 million with the booming online education sector expected to grow over 20 percent a year, said a white paper by the Education Management of Information Center at the Ministry of Education. The comprehensive report on Internet-based education in China discussed practices and development trends in online education, both in schools and for self-motivated learners in society.
It said the overall Internet-based learning index was 3.61 out of five, with online learners scoring lower in metrics measuring their information literacy. It also showed teachers are calling for better equipment and services to support the integration of IT with education.

Formação em IA só chegou a 13% dos colaboradores das empresas

2023/09/15

Confirma-se que o Huawei Mate 60 Pro vai usar chips chineses

2023/09/14

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Precauções a ter quando utilizamos aplicações de encontros online

2022/03/23
Dicas

Melhores portáteis para estudantes em 2022

2022/02/24
Dicas

Descobre como recuperar ficheiros apagados do computador

2022/06/05
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas Elon Musk estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos lua Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp Xiaomi YouTube

Recentes

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

Setembro 20, 2023

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

Setembro 18, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version