O sistema de SOS via satélite do iPhone 14 resultou num resgate épico de helicóptero de duas pessoas que ficaram presas num desfiladeiro a mais de 90 metros de profundidade na Califórnia, nos Estados Unidos. O salvamento foi feito em condições extremamente perigosas depois de ser acionado o serviço SOS de Emergência via Satélite do iPhone 14 que detetou a queda, relata o Live Mint.
De recordar que a Apple lançou com o iPhone 14 um serviço revolucionário no segmento dos smartphones e ao alcance de todos os seus proprietários, que permite contactar serviços de emergência via satélite. A sua eficiência e utilidade foi confirmada com este salvamento, depois de algumas notícias até meio divertidas, como a senhora que tinha os bombeiros à sua espera depois de se ter divertido a dar umas cambalhotas numa montanha russa.
Em Crescenta Valley, foi recebido um alerta dos centros de emergência da Apple, notificando as autoridades sobre um acidente na Floresta Nacional de Angeles. Um carro despenhou-se na ravina ficando preso a mais de 90 metros de distância da estrada.
Uma das ocupantes do carro conseguiu sair e, na ausência de sinal de rede móvel para alertar as autoridades, recorreu então ao serviço SOS por satélite, por mensagem de texto, tendo sido posteriormente acionadas as autoridades. Para o resgate foi acionado um helicóptero que acabou por retirar as duas vítimas do acidente e levá-las para um hospital local.
Esta não é a primeira vez que um dispositivo da Apple é creditado por salvar vidas. No primeiro dia deste mês um homem que viajava de Noorvik para Kotzebue, no Alasca, ficou preso num local frio e remoto, quando seu snowmobile teve um acidente. Felizmente, tinha um iPhone 14 e ativou o recurso SOS de emergência via satélite. O Centro de Resposta a Emergências da Apple alertou o departamento de busca e resgate e partilhou as suas coordenadas de GPS fornecidas pelo iPhone 14.
O serviço da Apple acabou de chegar a alguns países da Europa, nomeadamente, ao Reino Unido, França, Alemanha e Irlanda, além de já estar disponível nos Estados Unidos e no Canadá.