O Kindle Paperwhite 5 foi lançado em 2021, mas agora foram lançadas duas novas opções de cores para o dispositivo de leitura de livros digitais. O Kindle Paperwhite passa a estar disponível em verde e azul. O e-reader possui duas versões, uma com 16 GB de armazenamento e outra com 32 GB de armazenamento. Os dispositivos nas novas cores foram colocados à venda por um preço mais baixo por comparação com a versão tradicional, na cor preta.
Vale a pena salientar que, além da cor da parte traseira do e-reader, esta não é propriamente uma versão totalmente renovada do aparelho apesar de ter uma bateria que pode durar até seis semanas, com uma única carga via cabo USB-C e ter o dobro da capacidade de armazenamento. O aparelho também conta com ajustes personalizáveis para a intensidade da luz frontal, garantindo uma melhor experiência de leitura durante o dia e a noite.
Embora não haja grandes mudanças de hardware ou software por enquanto, o Kindle Paperwhite ainda é um dos melhores Kindles disponíveis no mercado neste momento e o que os especialistas mais recomendam para quem se está a iniciar neste tipo de devices de leitura em suporte eletrónico. O Kindle criou alguns outros dispositivos robustos nos últimos anos, como o Kindle Scribe do ano passado, mas para quem simplesmente procura ler livros com um e-reader, o Paperwhite pode ser uma boa opção.
Nenhum dos três grandes fabricantes de leitores de livros eletrónicos, como Kobo, B&N e Amazon, tem um device colorido na sua gama de oferta ao cliente.
Todos os dispositivos Kindle correm uma versão do Linux. No entanto, com a introdução de recursos de anotações, os e-readers têm vindo a melhorar de tal forma que estão quase próximos do segmento dos tablets.